Você sabe o que é AVCI?

 Você sabe o que é AVCI?
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Em Outubro de 2019, a Revista Nature, publicou um artigo o qual mostrou que o AVC – Acidente Vascular Cerebral, é a segunda maior causa de morte em todo o mundo e uma das principais causas de deficiência crescente em países em desenvolvimento como o Brasil por exemplo.

O AVCI – Acidente Vascular Cerebral Isquêmico, é causado pela obstrução arterial que causa a maioria dos acidentes vasculares cerebrais sendo que a intervenção médica por medicamentos que desobstruem a artéria, deve ser administrado dentro de 4,5 horas após o início do AVC, diminuindo as sequelas decorrentes dessa oclusão.

Agora que sabemos o que é um AVCI, o esquema a seguir, mostra como isso ocorre.

Por não ser permitido a alteração dessa imagem, abaixo da imagem, explicarei cada quadro no sentido anti-horário.

Acidente Vascular Cerebral Isquêmico

 

MECANISMO: O acidente vascular cerebral isquêmico é responsável por 71% dos acidentes vasculares cerebrais em todo o mundo e é causado quando há uma interrupção do fluxo sanguíneo cerebral. A maioria dos acidentes vasculares isquêmicos são de origem tromboembólica.

A maioria dos acidentes vasculares isquêmicos ocorre devido à presença de um êmbolo na vascularização cerebral.Esses êmbolos podem originar-se de trombos periféricos que surgem de lesões ateroscleróticas ou em locais de dissecção arterial, ou em pessoas com fibrilação arterial.Outros casos de acidente vascular cerebral isquêmico incluem doença cerebral dos pequenos vasos, que pode resultar no estreitamento dos pequenos vasos do cérebro.

 

EPIDEMIOLGIA: A incidência global de acidente vascular cerebral foi de 9,5 milhões de casos em 2016, com 2,7 milhões de mortes relatadas em 2017. Os fatores de risco incluem idade avançada, sexo masculino e fatores de risco modificáveis, como hipertensão, baixos níveis de atividade física, dieta inadequada, colesterol alto, tabagismo e diabetes mellitus. Desses fatores, a hipertensão é o que apresenta o maior risco.

 

DIAGNÓSTICO: Os sintomas de AVC isquêmico podem incluir o início súbito de queda facial unilateral, fraqueza dos membros ou dormência, afasia (dificuldade para falar) ou desatenção hemiespacial. O diagnóstico envolve avaliação clínica e tomografia computadorizada ou ressonância magnética do cérebro e da vasculatura para identificar a causa e diferenciar o AVC isquêmico de outras doenças, como enxaqueca hemorrágica intracerebral ou seuzuries. As imagens também identificaram pacientes com tecido cerebral recuperável que se beneficiam de terapias de reperfusão, apesar da apresentação tardia ou início desconhecido.

 

PREVENCÇÃO: As intervenções em toda a população que afetam os fatores de risco modificáveis ​​do AVC, como impostos sobre o tabaco e políticas para promover dieta saudável e exercícios, podem ajudar a reduzir a incidência de AVC. Indivíduos com alto risco de acidente vascular cerebral, como aqueles com fator de risco cardiovacular, devem ser submetidos a triagem para avaliar sua probabilidade de acidente cardiovascular mesmo nos próximos 5 anos; um alto risco (> 15%) deve motivar o tratamento dos fatores de risco de AVC, incluindo o uso de medicamentos anti-hipertensivos e redutores do colesterol e recomendações dietéticas e de estilo de vida. TRATAMENTO: O atendimento em uma unidade especializada de tratamento de AVC reduz a deficiência. As terapias de reperfusão para acidente vascular cerebral isquêmico incluem trombólise intravenosa (para dissolver o coágulo) e trombectomia endovascular (para remover cirurgicamente o coágulo). A trombólise intravenosa pode ser administrada até 4,5 horas após o início do AVC, com tratamento precoce mais eficaz. No entanto, existem benefícios clínicos até 9 horas após o início em pacientes com imagens indicando tecido cerebral recuperável. A trombectomia endovascular em pacientes com oclusão de um grande vaso cerebral reduz a incapacidade em 6 horas do início do AVC, seja combinada com trombólise (como aqueles com alto risco de sangramento). Pacientes selecionados com evidência de imagem de tecido cerebral recuperável se beneficiam da tromboectomia em até 24 horas após o início do AVC.As estratégias para prevenção de AVC recorrente incluem redução da pressão arterial e terapias antiplaquetárias na maioria dos pacientes, e intervenções direcionadas para aqueles com etiologias específicas de AVC, como estatinas para aqueles com aterosclerose e anticoagulantes para aqueles com fibrilação atrial.

 

Cuidar da sua saúde sem exageros, continua sendo a melhor forma de prevenção para evitar o aparecimento de doenças graves que podem ser incapacitantes como um Acidente Vascular Cerebral.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo!

Fonte: https://www.nature.com/articles/s41572-019-0126-8

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados