Estádio Municipal de Santana de Parnaíba sedia jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025
Vamos de resumo sobre o Outubro Rosa?
Olá, tudo bem com você?
Nesta última terça-feira do mês de Outubro, resolvi trazer um resumo sobre tudo o que informei neste mês a respeito do Câncer em mulheres.
Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer, são 66.280 novos casos de Câncer de Mama, atingindo cerca de 29,7% da população, causando 17.572 mortes de mulheres em 2018.
Não há uma somente uma causa para o aparecimento do Câncer de Mama, porém a idade é um dos fatores de risco mais importantes para mulheres acima de 50 anos, cerca de quatro em cada cinco casos, a obesidade, sobrepeso, menopausa, sedentarismo ou pouca atividade física, consumo excessivo de álcool e exposição frequente a exames como o Raio-X, também são fatores ambientais e comportamentais que podem provocar a doença.
Praticar alguma atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, manter peso corporal controlado, evitar bebidas alcóolicas em excesso, amamentar e evitar o uso de hormônios como anticoncepcionais, pode evitar cerca de 30% dos casos de Câncer de Mama.
Sinais como o aparecimento de nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor, mudança da pele da mama, alterações no mamilo, nódulos nas axilas ou pescoço e extravasamento espontâneo de líquido pelos mamilos, são sintomas que devem ser investigados por um médico para avaliar o risco de se tratar de um câncer.
Detectar precocemente um Câncer, aumentam as possibilidades de tratamentos menos agressivos com taxas maiores de sucesso e para isso, a Mamografia é um exame de radiografia capaz de identificar alterações suspeitas de Câncer antes mesmo do surgimento dos sintomas mencionados anteriormente.
O tratamento do Câncer de Mama dependerá da fase em que a doença se encontra e o tipo de tumor encontrado, podendo ser utilizado a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.
Espero ter conseguido informar e conscientizar um pouquinho mais a todos sobre a importância de prevenirmos o Câncer, não somente durante o Outubro Rosa, mas no ano todo, vamos vencer essa doença!
Fonte: inca.gov.br/tipos-de-câncer/câncer-de-mama
Forte abraço e cuide-se bem!
Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho