Um novo olhar para a obesidade em adultos

 Um novo olhar para a obesidade em adultos
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

A obesidade pode trazer diversas complicações médicas como Diabetes, aumento no risco de cânceres e outras doenças.

Um artigo publicado no Canadá em Agosto de 2.020 no CMAJ, aponta que obesidade é causada por uma complexa interação de múltiplos fatores genéticos, metabólicos, comportamentais e ambientais, sendo esse último, considerado a maior causa para o aumento da obesidade.

Diminuir a ingestão de alimentos e aumentar a atividade física levam a um balanço energético negativo e desencadeiam uma cascata de mecanismos adaptativos metabólicos e neuro-hormonais e essa abordagem pode se tornar uma ferramentas eficaz no manejo a longo prazo da obesidade, porém, 5 novas etapas foram estabelecidas para tratar a obesidade, são elas:

1. Reconhecimento da obesidade como uma doença crônica pelos profissionais de saúde, que devem pedir permissão ao paciente para oferecer conselhos e ajudar a tratar essa doença de maneira imparcial.

2. Avaliação de um indivíduo que vive com obesidade, usando medidas apropriadas e identificando as causas básicas, complicações e barreiras ao tratamento da obesidade.

3. Discussão das principais opções de tratamento (terapia de nutrição médica e atividade física) e terapias adjuvantes que podem ser necessárias, incluindo intervenções psicológicas, farmacológicas e cirúrgicas.

4. Concordância com a pessoa que vive com obesidade em relação aos objetivos da terapia, com foco principalmente no valor que a pessoa deriva de intervenções baseadas na saúde.

5. Engajamento dos profissionais de saúde com a pessoa com obesidade no acompanhamento e reavaliações contínuos, e incentivo à advocacia para melhorar o atendimento a essa doença crônica.

 

A obesidade em adultos deve ser controlada e tratada com auxílio de equipe multiprofissional para cuidar da pessoa de forma contínua e integral.

 

Forte abraço e cuide-se bem!

Fonte: Obesidade em adultos: uma diretriz de prática clínica | CMAJ

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rm_fisiopersonal
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados