Transportes terão operação especial para o domingo de Enem

 Transportes terão operação especial para o domingo de Enem

Créditos da foto: EMTU / Governo do Estado de SP

Compartilhe essa matéria

No dia 28/11, CPTM, Metrô e EMTU farão monitoramento dos trens e ônibus para ajustes, conforme a necessidade dos passageiros

No próximo domingo, 28/11, quando acontecerá a aplicação da prova do Enem, a operação de algumas empresas ligadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) terão ajustes.

Para evitar surpresas de última hora, a Secretaria recomenda a todos que programem a viagem para os locais de provas com antecedência e que realizem a compra antecipada dos bilhetes.

CPTM – A CPTM terá intervalo de 10 minutos e trens de prontidão entre 6h e 14h. Após 14h, os trens voltarão a operar em horário normal de domingo, com intervalo médio de até 35 minutos.

EMTU – Todas as linhas gerenciadas pela EMTU seguirão a programação horária normal de domingo nos dois dias de ENEM. Importante que o estudante verifique se na linha que pretende usar há operação aos domingos. Informações detalhadas sobre horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site da emtu ou no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

Metrô – O Metrô terá trens reservas que estarão preparados para entrar em operação a qualquer momento, caso seja observado algum aumento de demanda.

ViaQuatro e ViaMobilidade – A ViaQuatro e a ViaMobilidade, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, terão operação de domingo normal e regulação da oferta de trens de acordo com a demanda.

Bilhetes – Desde o final de 2020, o bilhete para ingresso na CPTM e no Metrô é um QR Code. O passageiro pode adquirir o bilhete digital QR Code pelo celular, sem a necessidade de impressão. A compra pode ser feita pelo aplicativo TOP ou pelo WhatsApp usando o canal oficial do TOP. Basta adicionar o número (11) 3888-2200 aos contatos do celular, solicitar atendimento e seguir as orientações.

Outra opção é comprar o bilhete digital impresso nas máquinas de autoatendimento (ATM) dentro das estações com cartão de débito. Importante tomar cuidado ao armazenar os bilhetes que não serão usados na hora para não danificar o papel.

Bikes – Aos sábados, domingos e feriados, os passageiros podem embarcar com suas bicicletas convencionais e também elétricas de tamanho semelhante ao das convencionais no Metrô, na CPTM e nas concessionárias ViaQuatro e ViaMobilidade. Nos dias úteis, de segunda a sexta, o embarque é permitido entre 10h e 16h e das 21h até o encerramento da operação. O embarque da bike no trem é permitido apenas no último carro, no limite de quatro bicicletas por viagem.

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

A STM cuida diariamente (em tempos normais) do transporte de cerca de 10 milhões de passageiros que usam os ônibus gerenciados pela EMTU, além dos trens do Metrô, da CPTM e das linhas 4-Amarela e 5-Lilás, concedidas à iniciativa privada. A Estrada de Ferro Campos do Jordão, no interior do Estado, também é responsabilidade da STM, assim como o Parque Capivari, igualmente em Campos do Jordão e concedido à iniciativa privada.

0 Reviews

Relacionados