TEA e a Semana Mundial da Saúde

 TEA e a Semana Mundial da Saúde
Compartilhe essa matéria
Olá tudo bem com você?

Em 2007, a Organização das Nações Unidas – ONU, declarou o dia 2 de Abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, ou Transtorno do Espectro do Autista, como é tecnicamente conhecido.
Então, a cor azul, foi escolhida para representar a média de prevalência que é de 4 homens para cada mulher.

Os fatores genéticos são as principais causas do Autismo correspondendo entre 97% a 99%, 81% são fatores hereditários e entre 1% a 3%, são fatores ambientais controversos como a idade paterna avançada ou o uso de medicamentos durante a gravidez.

O termo espectro

No Autismo, esse termo refere-se aos vários subtipos de transtorno que necessitam de diferentes suportes conforme as alterações diagnosticadas.

Mas, no Mundo, estima-se que uma em cada 160 crianças tem Autismo e no Brasil, um estudo piloto feito em 2011 na cidade de Atibaia, estimou uma em cada 367 crianças em um bairro com 20 mil habitantes.

Sabemos que o diagnóstico deve ser feito por um Médico Neuropediatra. Porém, os Pais devem ficar atentos para alguns sinais como a criança não atender quando é chamado pelo nome, quando ela faz movimentos repetitivos sem função aparente e quando a criança não brinca com brinquedos de forma convencional, entre outros sinais, que podem estar presentes numa criança a partir de um ano e meio.

Fisioterapia

Devido a todas essas alterações, o desenvolvimento motor da criança também pode ser prejudicado e a Fisioterapia tem papel fundamental para auxiliar na melhora desse desenvolvimento além de promover melhor socialização da criança com outras pessoas e ambientes.

Aproveitando nossa conversa, em 7 de Abril de 1950, a Organização Mundial da Saúde – OMS, decretou esse dia como o Dia Mundial da Saúde definindo a saúde como:

“Saúde é um estado de completo bem-estar Físico, Mental e Social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Como temos conversado semanalmente, o exercício físico tem demostrado sua importância como um grande aliado para que esse “estado de saúde” seja alcançado em todas as idades inclusive nos tempos atuais.

Forte abraço e cuide-se bem sempre!

Fonte: OMS e www.revistaautismo.com.br

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste -JDROeste
Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro na ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rm_fisiopersonal
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados