Sustentabilidade, Conectividade as cidades inteligentes em todo o mundo

 Sustentabilidade, Conectividade as cidades inteligentes em todo o mundo
Compartilhe essa matéria

É cada vez mais comum falarmos sobre a funcionalidade e agilidade das coisas e serviços, casas automatizadas, empresas quase que 100% robotizadas, alta tecnologia e conectividade, isso é a internet das coisas.

Estudos comprovam que as pessoas buscarão cada vez mais os acessos inteligentes, interatividade, conexão de altíssima banda larga, muita tecnologia. Sim isto já é uma realidade! Em um futuro bem próximo a conexão das pessoas com as coisas e seus habitats será cada vez mais complexo, no conceito de “auto funcionalidade”. As cidades serão projetadas para o cidadão do futuro, a verticalização será cada vez mais frequente e funcional. Condomínios residenciais e corporativos integrados.

Já se vê bancos, carros e condomínios o atendimento remoto, reconhecimento facial, digital ou por íris ocular, fechaduras de casa e carros acessadas com a biometria da palma da mão ou desbloqueio facial; casas estas que você acende as luzes, esquenta a comida e liga o som pelo seu celular e a distância; carros que dirigem e manobram sozinhos; câmeras e semáforos inteligentes interligados com sistema de segurança e ambulâncias, robôs que limpam o chão com timer programado e outros que fazem a segurança pessoal e patrimonial…, isso é a realidade da internet das coisas.

Com tudo isso se pensa também e alterações de comportamentos em relação as fontes renováveis de água, ar e energia. É fácil encontrar casa, indústrias, condomínios e fazendas com geração de energia própria, limpa e renovável; seja por sistemas fotovoltaicos ou eólicos. Sistemas de cisternas para consumo em áreas gerais ou irrigação. Carros e motos condicionados ao abastecimento de energia e não de combustão. “Prédios Verdes”, sejam comerciais, residenciais ou shoppings, onde o único lugar de restaurar e replantar, estará nas paredes ou nos telhados.

Em poucas décadas, as cidades que tiverem espaços desativados sofrerão estas mudanças para o futuro, outras já fazem para estarem aptas a esta realidade. Vivemos em transformação constante, de hábitos, costumes, comportamentos e tecnologias.

As crianças já são estes cidadãos que geram e usufruirão cada vez mais desta realidade. Mais criteriosas e “antenadas” a conectividade das coisas, a população vai querer sempre mais, e com isso serviços, transportes e governos terão que se atualizar e adequar, para que a agilidade e transparência esteja no mesmo patamar de interesse e utilização da população.

 

Cristiane Marcantonio

Fonte: ABINC

Maria Prata – Globo News

0 Reviews

Relacionados