Se você tem 30 anos ou mais, isso te interessa!

 Se você tem 30 anos ou mais, isso te interessa!
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Talvez você não saiba, mas a partir dos 30 anos de idade, se inicia o declínio das funções do músculo esquelético perdendo força e massa muscular associado a uma série de doenças, inclusive as mais graves mas a boa notícia, é que isso pode ser controlado, então vamos lá!

 

Uma revisão de artigo publicado em 20 Maio de 2020, no The Royal Society Publishing, mostrou que existem células localizadas no músculo, as células satélites, elas são responsáveis pela regeneração do músculo, mas como isso ocorre e como pode ajudar a parir dos 30 anos?

 

Os músculos são responsáveis por aproximadamente 40% do peso corporal e entre as suas diversas funções, manter a postura e a mobilidade são algumas delas e por isso, os músculos, estão diretamente relacionados positivamente a qualidade de vida ou negativamente com a mortalidade se relacionarmos aos idosos por exemplo.

 

Por volta dos 30 anos, ocorre o declínio muscular geral com uma perda média anual de massa muscular de 3 a 5% tendo uma perda total de até 30% ou até mais na vida de uma pessoa e isso pode provocar o aparecimento de diversas doenças ao longo da vida.

 

Todas essas perdas naturais das funções do músculo podem ser atenuadas de forma significativa devido a grande capacidade de regeneração que o músculo possui através das células satélites.

 

As células satélites irão atuar na regeneração muscular quando ocorrer lesão das fibras musculares através da realização de exercícios físicos, principalmente os exercícios resistidos, aqueles que exigem da pessoa, realizar força para executar o exercício proposto.

O comportamento sedentário, agrava a perda de força e massa muscular justamente por não estimular essas células satélites.

 

Realizar exercícios físicos devidamente orientados e personalizado conforme as necessidades individuais, trazem diversos benefícios à saúde tanto para o indivíduo novo atuando como um preventivo ao aparecimento de doenças quanto para os idosos na manutenção de sua independência.

 

Com mais de 10 anos atuando como Fisioterapeuta na Ortopedia e na atenção aos Idosos, posso afirmar que a realização de exercícios físicos pode ser considerado um “elixir da juventude”.

 

Forte abraço e cuide bem!

 

Fonte: https://doi.org/10.1098/rsob.200048

 

Satellite cells in ageing: use it or lose it | Open Biology

 

Colunista do JDR-OESTE

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F

Cel: 11 98556-7434

Membro na ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica

Qualified Professional na Silver Ocean 60+

Instagram: @rm_fisiopersonal

Facebook: Robson Gonçalves Mailho

LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados