Saiba quais os cuidados são necessários pós COVID-19

 Saiba quais os cuidados são necessários pós COVID-19

Olá, tudo bem com você?

As lesões causadas pela COVID-19 nas pessoas que sobreviveram após o período de internação, continuam sendo estudadas para esclarecer melhor as necessidades e condutas multiprofissionais que irão auxiliar na recuperação.

Em 25 de Junho de 2021, a Frontiers, publicou um artigo que comparou as anormalidades pulmonares 3 meses após alta em pacientes que se recuperaram da COVID-19 em diferentes gravidades.

Neste estudo, constatamos que, aos 3 meses após a alta, os pacientes graves da COVID-19 apresentaram estado de saúde anormal em relação aos assintomáticos leves. A função pulmonar aberrante e anormalidades radiológicas foram observadas em pacientes com COVID-19, e o estado de recuperação dos pacientes variou com a gravidade da doença.

Em outro estudo, anterior a este, observou-se que os sobreviventes ficou prejudicado dos 3 meses aos 2 anos após o início da doença.

As lesões provocadas em todo o corpo ainda precisam de mais estudos para definir melhor se haverá sequelas transitórias que podem desaparecer após um período do início da doença ou se as lesões serão graves e permanentes podendo causar alterações importantes na rotina dessas pessoas.

A atuação multiprofissional se torna mais necessária nas pessoas que precisaram ficar internadas por algum período.

A imobilidade, a necessidade de intubação 3 as medicações utilizadas podem causar danos que ainda não se sabe ao certo a extensão corpo humano.

A pessoa que sobreviveu ao período de internação provocado pela COVID-19, deve iniciar um tratamento fisioterapêutico, logo após a alta tendo como objetivo, devolver a mobilidade, qualidade de vida e diminuir as lesões pulmonares, musculares e neurológicas que a doença pode causar devido ao tempo de internação.

A fisioterapia se tornou um trabalho essencial após o Covid-19 e se precisar conte comigo.

Forte abraço, cuide-se bem.

Fonte: Zhou M, Xu J, Liao T, Yin Z, Yang F, Wang K, Wang Z, Yang D, Wang S, Peng Y, Peng S, Wu F, Chen L e Jin Y (2021) Comparação de Anormalidades Pulmonares Residuais 3 meses após a alta em pacientes que se recuperaram do COVID-19 de Gravidade Diferente. Na frente. A Med. 8:682087. doi: 10.3389/fmed.2021.682087

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

 

 

 

 

 

Relacionados

SE INSCREVA PARA RECEBER NOTÍCIAS E BOLETINS EXCLUSIVOS