Qual é o preço da vaidade?

 Qual é o preço da vaidade?
Compartilhe essa matéria

Em tempos de supervalorização da estética é preciso tomar cuidado para não cair nas mãos de maus profissionais.

Desde meados dos anos 90 somos bombardeados por casos de famosos que entram em coma ou tem suas vidas ceifadas após serem submetidos a uma lipoaspiração entre outros procedimentos estéticos.

Quem não se lembra da Modelo  Claudia Liz, que em 1996, ficou em coma após lipoaspiração e de Andressa Urach,  que em 2014, quase perdeu a perna após infecção causada durante implante de dois polímeros, compostos sintéticos semelhantes ao plástico, o “Hidrogel”.

Atualmente devido á alta exposição nas mídias sociais que sugerem deliberadamente o culto ao corpo e a perfeição, o número de procedimentos mal sucedidos, vem aumentando agora não só entre famosos, mas também em anônimos.

Iniciamos 2021 com a notícia da morte da influenciadora Liliane Amorim de apenas 26 anos, após sofrer complicações decorrentes de uma cirurgia de lipoaspiração. E mesmo em meio a tantos desfechos trágicos tal procedimento é muitas vezes tratado como algo banal.

No You Tube e no Instagram, famosas e celebridades mostram detalhes do procedimento como se falassem de uma ida ao dermatologista ou uma passada em uma loja para comprar lingerie. Só que a lipoaspiração é uma cirurgia feita com anestesia geral que envolve riscos e internação. Mulheres que já são lindas sentem a necessidade de se submeter a esses procedimentos que nem sempre dão certo, e vale ressaltar que muitos homens também são vítimas da indústria da beleza e da pressão estética.

Apesar de existir perfis de mulheres que pregam uma beleza mais diversa, com a exposição atenuada nas redes á situação piorou.  Adolescentes e mulheres de todas as idades passam seus dias se comparando com todas as outras que exibem um corpo perfeito nas redes que nem sempre é real, em tempos de filtro cinturas são afinadas para ficar como as da Barbie.

Estudos mostram que cada vez mais adolescentes fazem plásticas. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, em 2018 foram realizadas mais de 1,5 milhão de cirurgias, lembrando que o Brasil é o campeão mundial nessa área.

Só a procura por “Lipo Lad” (A Lipo HD ou lipo de alta definição (LAD) ou lipo 3D/4D é um tipo de lipoaspiração que trabalha com um conceito de ao invés de aspirar gordura para secar um abdome), cresceu 350% entre agosto e novembro de 2020.

É importante ressaltar que cuidar de si, ter vaidade é totalmente válido, mas é altamente importante manter todos os cuidados necessários para ter segurança nesses procedimentos, procurando sempre profissionais e lugares adequados e estruturados.

Mais considerável que a procura pela perfeição é a orientação para que esse cenário adverso acabe. O ideal e buscar aceitação para ser feliz sabendo que todas podem buscar a sua própria beleza através de suas próprias imperfeições.  Portanto Seja feliz e cuide-se!

0 Reviews

Relacionados