Programa CIOESTE de Autonomia da Mulher é lançado em evento histórico em Itapevi

 Programa CIOESTE de Autonomia da Mulher é lançado em evento histórico em Itapevi
Compartilhe essa matéria

Na manhã da sexta-feira, 01/12, aconteceu em Itapevi o lançamento do Programa CIOESTE de Autonomia da Mulher, que teve como objetivo discutir a equidade da mulher no mercado de trabalho e abrir caminhos para a sua emancipação.

O evento foi sediado pela empresa Luft Logistics Healthcare, que apoia a ação, juntamente com a construtora Dubai e a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos, regional metropolitana Oeste), e contou com a presença de importantes representantes da causa, além de autoridades locais.

O evento foi uma iniciativa da Câmara Técnica (CT) de Gênero do CIOESTE, que tem como coordenadora a assistente social Luciana Ribeiro, secretária de Políticas para Mulheres de Osasco. O objetivo da ação é promover a inclusão e autonomia das mulheres nos 12 municípios da região abrangida pelo CIOESTE.

A abertura do programa foi feita pela médica Larissa Canavez, secretária da Mulher e Família de Vargem Grande Paulista, juntamente à assistente social Letícia Martins, assessora de projetos do CIOESTE. O secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas, falou sobre a emoção de participar do evento, por sua grandeza e explicou conquistas do CIOESTE como a Casa Abrigo e a Casa de Passagem, ambas para mulheres vítimas de violência doméstica. “É importante debatermos o espaço da mulher no mundo corporativo, porque quando ajudamos a mulher a conseguir independência financeira, ajudamos a resolver grande parte de seus problemas. Este tema é um dos mais importantes para o CIOESTE“, disse.

Luciana Ribeiro ressaltou a relevância do evento, que integra a campanha anual “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Ela destacou que o projeto visa promover a inclusão digna para diversidade de mulheres, incluindo negras, brancas, indígenas, quilombolas, travestis e transexuais, além e parlamentares e trabalhadoras – desde as de produção até as executivas. “Que esse programa tenha o sucesso e futuro profícuo, dando oportunidades para empregabilidade das mulheres e ao empreendedorismo”, afirmou.

Valdir Baptista, da ABRH e diretor de Relações Empresariais do CIOESTE, emocionou a todos ao compartilhar histórias de mulheres fortes e decididas de sua família, que o inspiraram e transmitiram importantes ensinamentos. Ele ressaltou a importância da parceria entre a ABRH e o programa, visando descobrir as necessidades das empresas e promover o empreendedorismo e a empregabilidade da mulher.

Felipe Selistre, CEO da Luft Logistics Healthcare, anfitrião do evento, destacou o orgulho de sediar o programa e ressaltou que a empresa já conta com mulheres liderando diversos departamentos, desde cargos de menor aprendiz até diretoria, permitindo seu crescimento profissional.

Durante o evento, a jornalista Mariah Morais, primeira mulher a transmitir uma partida de futebol na TV aberta, fez uma mini palestra inspiradora intitulada “Quem ousa, vence!”. Ela compartilhou sua trajetória profissional em programas esportivos na TV, enfrentando desafios e o machismo, e encorajou as mulheres a saírem da zona de conforto e valorizarem a sororidade. Foi apresentada para subir ao palco, por seu marido, o campeão mundial de futebol, Cafu.

O evento também contou com três painéis de discussão: “Práticas inclusivas pela equidade de gênero”, com participação da vereadora Cláudia Pedroso, da Especialista em Desenvolvimento Humano Carla Brandão, da supervisora de RH da Luft Julia Martinelli e da gerente de RH da Dubai, Tanise Corrêa Vilella; “Cases de sucesso pela equidade de gênero”, com a secretária da Mulher de Barueri Ana Victoriano, a coach e mentora de mulheres Flávia Salim, a CEO da MMP Talita Mazzi e a co-fundadora da Pactuá Iris Barbosa Barreira; e “A importância dos organismos de inclusão e proteção da mulher nos municípios do CIOESTE”, com a participação da diretora de serviços da Luft, Angélica Nogueira, do artista e ativista humanitário Sebastian Fonseca, de Luciana Ribeiro e da diretora da Mulher do Município de Jandira, Vanice Alves.

O evento foi enriquecedor em troca de experiências, encorajamento e debates sobre a liderança feminina no mercado de trabalho. Foram abordados temas como seleção e contratação de mulheres, inclusão de gestantes e mães, superação dos papéis sociais de gênero, entre outros. Além disso, contou com a presença do vice-prefeito de Itapevi, Marcos Godói, da vereadora Tininha, da secretária de Direitos Humanos de Itapevi, Renata Simões, secretários municipais da região e diversas lideranças que atuam na defesa dos direitos das mulheres.

0 Reviews

Relacionados