“Pobreza menstrual” precisamos falar cada vez mais

 “Pobreza menstrual” precisamos falar cada vez mais
Compartilhe essa matéria

Por Vereadora Elsa Oliveira

Recentemente falamos muito sobre pobreza menstrual, um tema absolutamente natural e urgente, porém deveria estar em pauta desde sempre, mas que ganhou destaque somente nos últimos meses.

Celebramos a aprovação no Senado e na Câmara do PL da Deputada Marília Arraes, que pela primeira vez na história previa a criação de um programa destinado à proteção e promoção da saúde menstrual. Portanto, a proposta do PL seria contemplar mais de  5,6 milhões de mulheres em todo o país, entre estudantes de baixa renda matriculadas em escolas públicas; mulheres em situação de rua ou em situação de vulnerabilidade social extrema; presidiárias e apreendidas, recolhidas em unidades do sistema penal e pacientes internadas em unidades para cumprimento de medida socioeducativa.

No entanto, infelizmente o presidente Jair Bolsonaro vetou parcialmente o projeto, justamente a parte que tratava da distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade. Fico feliz, porque apesar do veto, mais de 13 estados já adotaram programas semelhantes, que garantem a distribuição gratuita de absorventes.

Aqui no Estado de São Paulo, o programa Dignidade Íntima está prestes a completar quatro meses e contou com investimento de R$ 30 milhões para este ano, o suficiente para a compra de 50 milhões de absorventes, segundo o Secretário de Estado da Educação Rossieli Soares. Então em Osasco, o Prefeito Rogerio Lins recebeu com bons olhos o projeto de autoria da vereadora Ana Paula Rossi, para que essa distribuição aconteça.

Eu sempre luto pela pauta das mulheres. Porque sabemos o quanto existem temas que são somente nossos e que precisam do nosso olhar. Sinto-me privilegiada de ser uma das vereadoras na Câmara Municipal e assim ampliar a voz da representatividade feminina em nossa cidade. Embora as conquistas, ainda temos um longo caminho a percorrer.

 

0 Reviews

Relacionados