Para combater o Câncer, Exercício!

 Para combater o Câncer, Exercício!
Compartilhe essa matéria

Por Dr. Robson Mailho

Olá, tudo bem com você?

Novembro Azul, é o mês que lembra os homens sobre a importância dos cuidados para prevenção do Câncer de Próstata e até hoje, pode ser visto com algum preconceito ou motivo de piadas.

O Câncer de Próstata é o mais frequente em 112 países, com mais de 1,4 milhões de novos casos em 2020, representando 14,1% de todos os diagnósticos de Câncer, levando a óbito 370.000 homens em 2020.

A detecção precoce e o avanço dos tratamentos, melhoram a sobrevida desses homens mas também provocam efeitos com a perda de massa magra (músculos), de massa óssea, ganho de massa gorda (gordura), incontinência urinária pós operatória, desequilíbrios metabólicos e redução da qualidade de vida e da capacidade funcional nas atividades diárias.

A Frontiers in Oncololy, publicou um artigo em Setembro de 2021, mostrando a ação das Vesículas Extracelulares que são liberadas pelos músculos através do estímulo provocado pelo exercício físico, sendo assim, uma forma de diminuir o Câncer de Próstata e outros tipos de Câncer.

O Músculo Esquelético é visto como um órgão endócrino que ao ser estimulado por exercícios físicos, libera Miocinas que possuem diversas ações no organismo, e no Câncer, as Vesículas Extracelulares liberadas pelos Músculos durante o exercício físico, demonstraram ter um efeito de reduzir a proliferação e a metástase de células cancerosas em vários tipos de Câncer, incluindo o de Próstata.

A realização do exercício físico promove o melhora da composição corporal proporcionando ganho de músculos impactando diretamente e positivamente os resultados do tratamento e na qualidade de vida, diminui a gordura corporal que é responsável pela inflamação do organismo e no Câncer, reduz em 61% o risco em morte relacionada a doença.

Exercícios aeróbicos como o ciclismo por exemplo tanto é níveis extremos até a exaustão ou em níveis moderados como 60 minutos de bicicleta, demonstram um aumento dos níveis de Vesículas Extracelulares circulantes no organismo quando comparado aos indivíduos em repouso.

Seja para prevenção ou tratamento do Câncer, o exercício físico deve ser realizado de maneira personalizada após uma avalição detalhada e individualizada proporcionado segurança e eficiência no tratamento proposto para melhorar a composição corporal e a qualidade de vida.

Cuidar da sua saúde, continua sendo a melhor forma de prevenção para evitar o aparecimento de doenças e suas sequelas.

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo!

Fonte: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fonc.2021.746040/full

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados