Outubro Rosa – Mês de Conscientizar, Prevenir e Tratar

 Outubro Rosa – Mês de Conscientizar, Prevenir e Tratar
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

O meu artigo de hoje traz um alerta para todos as mulheres e Outubro, é o mês escolhido para falar sobre a incidência do Câncer de Mama.

O INCA – Instituto Nacional de Câncer é um órgão auxiliar do Ministério da Saúde que desenvolve e coordena ações para prevenir e controlar o câncer no Brasil.

Assim como a grande maioria das doenças existentes, o câncer pode ser evitado e quando diagnosticado precocemente, aumentam as chances de sucesso no tratamento com poucos efeitos colaterais.

Segundo o INCA, entre 2.020 e 2.022, a incidência primária de Câncer de Mama será de 66.280 novos casos com 61,61 novos casos a cada 100 mil mulheres.

Em 2.018, 17.572 mulheres morreram desse tipo de câncer, cerca de quatro em cada cinco casos ocorreram após os 50 anos.

Nas mulheres, vários fatores aumentam o risco desse tipo de câncer. A obesidade e sobrepeso após a menopausa, sedentarismo e inatividade física, consumo de bebida alcoólica e exposição frequente a radiações ionizantes como os Raios-X, são considerados fatores ambientais e comportamentais.

Ter a primeira menstruação antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos, parar de menstruar após os 55 anos, utilizar contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona) e ter feito reposição hormonal pós-menopausa por mais de 5 anos, são fatores de histórico reprodutivo ou hormonal e os fatores genéticos e hereditários, correspondem apenas 5% a 10% do total de casos nesse tipo de câncer.

Na fase inicial, cerca de 90% dos casos, há presença de nódulo ou caroço fixo e indolor na mama percebido pela própria mulher, pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja, alterações no bico do peito, pequenos nódulos na axila ou no pescoço e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos, são sinais e sintomas que devem ser investigados devido ao risco de se tratar de um câncer.

Alarmante esse número não acham?

Mas note esse percentual que segue, também é significativo e depende só de você, cerca de 30% dos casos de Câncer de Mama podem ser evitados se as mulheres adotarem hábitos de vida saudável praticando atividades físicas que auxiliem no controle do peso corporal, alimentos mais saudáveis, evitar bebidas alcoólicas em excesso, amamentar e evitar o uso de hormônios sintéticos como os anticoncepcionais e reposições hormonais.

Nos casos onde há indicação cirúrgica para retirada do tumor ou da mama parcialmente ou não, a Fisioterapia é importante para acelerar o processo de reabilitação dos movimentos, realizar e orientar manobras para redução de edemas e no alívio de dor.

Forte abraço e cuide-se bem!

Fonte: https://www.inca.gov.br/números-de-cancer

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados