O Exercício e sua Pressão Arterial

 O Exercício e sua Pressão Arterial
Compatilhe essa matéria

Os benefícios da atividade física sobre a Saúde e a qualidade de vida, ficam mais evidentes a cada dia.
O mal funcionamento dos vasos sanguíneos, é uma alteração observada em pessoas que possuem Hipertensão Arterial e o exercício físico pode ajudar a melhorar isso, mas como isso aconteceria?

Em recente estudo realizado na “Scientific Reports”, analisou os efeitos de 3 tipos de atividade física sobre os vasos sanguíneos e na pressão arterial em pessoas com pré-hipertensão ou já hipertensos.
Nesse estudo, 14 pessoas pedalaram por 40 min, 14 fizeram exercícios de musculação e 14, realizaram essas 2 atividades.

Em monitoramento por 24h após as atividades realizadas durante 8 semanas, os resultados mostraram as seguintes dilatações nos vasos sanguíneos:

+ 3,2% para os que pedalaram
+ 4,0% para os que fizeram musculação
+ 6,8% para os que misturam as duas atividades

É importante que a atividade física seja personalizada pois nem todas as pessoas conseguem pedalar por longos períodos e nem misturar as duas atividades propostas nesse estudo.

Nos exercícios de força como na musculação por exemplo, é possível realizar diversos ajustes adaptando o exercício de forma eficiente e segura para qualquer pessoa.

Fonte: Pedralli et al, Different exercise training modalities produce similar endothelial function improvements in individuals with prehypertension or hypertension: a randomized clinical trial Exercise, endothelium and blood pressure. Sci Rep (2020).

Forte abraço e cuide-se bem!

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
11 98556-7434
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho

Relacionados