Novo Hospital de Santana de Parnaíba está com obras aceleradas e ganhará mais de 200 leitos

 Novo Hospital de Santana de Parnaíba está com obras aceleradas e ganhará mais de 200 leitos
Compartilhe essa matéria

Nos últimos dias, o prefeito Marcos Tonho acompanhou o andamento da obra, que tem previsão ser concluída em 2022 , será custeada com recursos 100% municipais e está com os valores de execução reservados desde o final da gestão Elvis

 

Para oferecer toda a atenção necessária e um serviço de pronto atendimento cada dia melhor aos parnaibanos, desde o final do ano passado, a administração municipal iniciou as obras de construção do tão sonhado Hospital Municipal.

 

Com mais de 13 mil m², a nova unidade abrigará o Pronto Socorro Infantil, Pronto Socorro Adulto, a Maternidade Municipal, contará com uma ampla e completa infraestrutura para o atendimento dos parnaibanos e terá as obras custeadas com recursos 100% municipais.

 

Localizado em um ponto estratégico, na Avenida Geraldo Cezar, que faz ligação com a Estrada dos Romeiros e com a ponte que dá acesso a diferentes regiões da cidade, o novo hospital será de média complexidade e terá condições para a realização de cirurgias de pequeno e médio porte.

“Para mim é uma emoção muito grande ver o nosso Novo Hospital Municipal tomando forma. Essa obra que começou a ser realizada na gestão do nosso sempre prefeito, Elvis Cezar, e que agora eu tenho o prazer de conduzir, esse verdadeiro sonho do povo parnaibano”, disse o prefeito Marcos Tonho em visita realizada ao canteiro de obras.

 

O equipamento de saúde contará com ambientes como recepção; triagem; consultórios para atendimento adulto e infantil; área de imagens, isolamento e observação; área administrativa; ala completa da maternidade; centro cirúrgico, além de aparelhos para a realização de raio-x, ultrassonografia e tomografia e 200 leitos divididos em quartos duplos, dos quais 26 serão de UTI. 

 

Com 100% dos recursos para a execução reservados desde o ano passado, a obra teve início no final de outubro de 2020 com a demolição da antiga sede da Avemare e o começo dos trabalhos de terraplanagem. Em dezembro do mesmo ano, aconteceu a cerimônia de implantação da Pedra Fundamental, que marcou o princípio da edificação de uma das mais esperadas obras da história da cidade. De lá para cá já foram concluídas as fundações e no dia 16 de julho deste ano foi instalado o primeiro pilar. Atualmente os trabalhos de fixação e montagem dos pré-moldados e lajes seguem sendo realizados, totalizando cerca de 28% de execução da obra.

 

O Novo Hospital, que contará com um efetivo de cerca de 1300 profissionais e quase 100 vagas de estacionamento, está previsto para ser entregue no segundo semestre de 2022.

 

O prefeito Marcos Tonho esteve acompanhando no início do mês o andamento da obra, e falou sobre a importância do hospital para a população de Santana de Parnaíba.

“ O hospital é o sonho do cidadão parnaibano, a obra teve início na pandemia na gestão do nosso amigo Elvis Cezar, teremos um complexo hospitalar nesse local, vale ressaltar que essa obra está sendo construído com recursos da nossa cidade”.

 

Investimentos em saúde nos últimos anos

 

Nos últimos 8 anos a administração municipal tem realizado uma série de investimentos na pasta com ações como a implantação do prontuário eletrônico e sistema de agendamento eletrônico, a realização do Programa Bebê Passo a Passo, que em conjunto com o “Mãe Parnaíbana” fez com que a cidade se tornasse uma das que mais reduziu a mortalidade e a número 1 no combate a mortalidade materna no Brasil, além da Farmácia Todo Dia.

 

Fora isso, ainda foram entregues 25 novos equipamentos públicos para o cuidado direto com o bem-estar e qualidade de vida dos parnaibanos, entre os quais estão o Centro de Saúde da Mulher, o Pronto Socorro Infantil, o AME Parnaíba, as novas UBSs dos bairros Refúgio dos Bandeirantes, Cururuquara, Ingaí, Chácara das Garças, Sítio do Morro, Jaguari, Centro e Alphaville.  

 

Na extensa lista de novas unidades de saúde constam ainda a UPA Fazendinha, os Centros de Especialidades Odontológicas e Funcional Integrado em Saúde — CEFIS, Complexo da Saúde, entre outras. Todas essas realizações fizeram com que a cidade alcançasse um patamar de excelência em saúde, sendo nclusive considerada Conceito A pelo Tribunal de Contas do Estado. Além disso, de acordo com o Centro de Liderança Pública — CLP, o município ocupa a 8.ª colocação no Brasil no pilar Qualidade da Saúde entre as cidades do grupo 2.

Foto: Fabiano Martins

0 Reviews

Relacionados