Musical “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino” homenageia cantoras brasileiras

 Musical “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino” homenageia cantoras brasileiras
Compartilhe essa matéria

Espetáculo em formato de série ressalta a importância e o papel das cantoras e compositoras negras na música

Enaltecer grandes talentos negros femininos da nossa música para rever e reviver seu legado, propor diálogo para sucumbir preconceitos. Esses são alguns dos objetivos do “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, espetáculo inédito em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo.

O diretor e idealizador do projeto, Gustavo Gasparani, que assinou outros musicais que exaltam a cultura popular, convidou o jornalista e realizador cultural Rodrigo França para escrever a dramaturgia dos espetáculos ao seu lado. A supervisão e consultoria de representações raciais e de gênero é de Deborah Medeiros.

O espetáculo é dividido em seis diferentes temas, apresentados um a cada semana, focado em um período histórico-cultural como a Era do Rádio, Samba, Bossa Nova, Pop Soul, entre outros eixos temáticos. Verônica Bonfim, cantora, compositora, escritora, atriz e ativista será a apresentadora do espetáculo. No elenco, Analu Pimenta, Bárbara Sut, Ester Freitas, Roberta Ribeiro e Vanessa Brown, e participações especiais.

Durante cada apresentação, enquanto a história se desenvolve, haverá a participação de uma debatedora, promovendo um diálogo entre gerações. “Mantendo a mesma estrutura dramatúrgica, teremos um espetáculo novo a cada semana. A partir das histórias das cantoras pretas brasileiras, e suas respectivas épocas, vamos debater junto com a plateia sobre o que foi superado e o que ainda precisa ser discutido e modificado em nossa sociedade. Me inspirei livremente no Teatro Fórum, de Augusto Boal, para propor essa nova linguagem para o teatro musical”, conta o diretor Gasparani.
A mediação dos debates será de Verônica Bonfim, que vai ouvir e levantar diálogos sobre racismo estrutural que impede mulheres, principalmente negras, de ascender individual, profissional e coletivamente do Brasil aos dias de hoje. O que aquelas cantoras tiveram que passar para se consagrarem? O que o mercado e a sociedade impuseram como padrão para serem aceitas? Qual a importância de seus nomes no antirracismo? O que ainda é velado no século XXI que as limita de serem livres em suas escolhas? A proposta é unir cidadãos de diferentes classes sociais, raças, gêneros e orientações sexuais em torno de assuntos que deveriam ser do interesse e um compromisso de todos.

A estreia em São Paulo aconteceu dia 30 de junho e o musical fica em cartaz até 7 de agosto. “Vozes Negras” também é transmitido pelo Teatro Sérgio Cardoso Digital, todos os domingos, na plataforma #CulturaemCasa, pelo site ou aplicativo.

 

Próximas sessões:

ESPETÁCULO 4 – ‘Do Samba ao Jazz, sem limites’
Artistas homenageadas: Alcione & Elza Soares
Cantora convidada para uma das sessões: Sandra de Sá

Debatedoras convidadas – uma em cada sessão:

Nina Silva, Patrícia Santos e Domênica Dias
Sinopse: No quarto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltaremos duas divas da nossa canção: Alcione e Elza Soares. As gravadoras bem que tentaram enquadrá-las somente dentro do rótulo de sambistas. Mas sem negar o ritmo que as popularizou, deram a volta no mercado fonográfico e no preconceito, provando que poderiam ir muito além do papel ‘escolhido’ para elas. Criaram uma sonoridade própria, extrapolaram os limites de qualquer rótulo, alcançando uma enorme popularidade. Duas vozes personalíssimas, reconhecidas internacionalmente. No repertório musical, grandes sucessos de Alcione e Elza.

ESPETÁCULO 5 – ‘Do Soul ao Afropop’

Artistas homenageadas: Margareth Menezes & Sandra de Sá

Cantora convidada para uma das sessões:

Margareth Menezes
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Eliane Dias, Patrícia Santos e Aretha Sadick
Sinopse: O quinto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, exaltará duas cantoras da pesada que botaram o país inteiro pra dançar: Sandra de Sá e Margareth Menezes. E nessa semana memorável, vai ter festa de clube e de rua! Sandra é considerada uma evolução natural do movimento Black Rio que, pela primeira vez, tinha uma representante feminina. Margareth, é a nossa rainha do afropop baiano. É pra dançar! No repertório musical, grandes sucessos de Sandra e Margareth.

ESPETÁCULO 6 – ‘Novas Gerações’

Artistas homenageadas: Tati Quebra Barraco & Iza
Cantora convidada para 1 das sessões: Urias
Debatedoras convidadas – uma em cada sessão: Claudia Miranda, Jaqueline Jesus, Leilane Ribeiro e Valéria Monã.

Sinopse: O sexto espetáculo da série musical Vozes Negras – A Força do Canto Feminino, homenageia três estrelas: Tati Quebra Barraco, Ludmilla e Iza. Tati nasceu na Cidade de Deus, Ludmilla em Caxias e Iza em Olaria. Regiões do Rio de Janeiro potentes em negritude. Tati, é umas das precursoras do gênero funk carioca. Ludmilla começou a cantar aos oito anos de idade nos pagodes da família e hoje é um fenômeno. Iza domina o cenário pop brasileiro. Três mulheres tão diferentes, mas que se igualam na coragem de cantar exaltando e enaltecendo a liberdade da mulher. No repertório musical, grandes sucessos de Tati, Ludmilla e Iza.

SERVIÇO:

Temporada Vozes Negras – A força do canto feminino
Teatro Sérgio Cardoso – Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista – São Paulo/SP. Até7 de Agosto. Quinta-feira, sexta-feira, sábado: 20h30 e domingo: 17h
Ingressos: A partir de R$25 a meia
Link de vendas:
https://bileto.sympla.com.br/event/74118/d/143511

Fotos: Pedro Ivo de Oliveira

0 Reviews

Relacionados