Movimente-se contra a Fibromialgia

 Movimente-se contra a Fibromialgia
Compartilhe essa matéria

Por Dr Robson Mailho

A Fibromialgia é uma doença que se caracteriza pela dor generalizada no corpo e pode estar associada com questões emocionais, catastrofização da dor ou seja, um processo negativo excessivo nas dores com percepção de intolerância ou menor capacidade para lidar com ela além de baixos níveis de função física sendo a estimativa mundial de 2,1% da população, no Brasil, estima-se entre 0,66% a 4.4% das mulheres ente 35 e 60 anos.

Com as intervenções e restrições das atividades sociais desde Março de 2020, houve um impacto direto na saúde das pessoas com doenças crônicas em geral, e com a Fibromialgia não foi diferente.

Um artigo publicado em Fevereiro deste ano, mostrou os efeitos imediatos de um programa de reabilitação realizada por chamada de vídeo que foi proposto para pacientes com Fibromialgia em função do afastamento social.

Após consulta com Reumatologista, 37 mulheres entre 30 e 75 anos, foram selecionadas para participarem do estudo que propôs 15 semanas de exercícios aeróbicos através de vídeo chamada e um grupo controle que não recebeu nenhuma intervenção adicional sendo os dois grupos, orientados a manter a prescrição médica durante todo o estudo.

Esse estudo foi conduzido por Fisioterapeuta que prescreveu durante 15 semanas, um tratamento de 50 min, 2 vezes por semana com uma série de exercícios que incluía o aquecimento corporal com atividades de mobilidade articular e alongamentos ativos, a parte principal com exercícios aeróbicos de baixo impacto e no final, exercícios de relaxamento com alongamentos de 30 segundos e técnicas de respiração,

Todas as atividades foram personalizadas e individualizadas através da observação de uma escalada de esforço muito utilizadas pelos Fisioterapeutas e modificada de acordo com a necessidade de cada um onde a intensidade dos exercícios era aumentada se a taxa na escala fosse menor que 4 e diminuída se fosse maior que 7, isso garantiu ao Fisioterapeuta maior segurança e eficiência durante o tratamento.

O estudo mostrou a eficiência dos exercícios aeróbicos na redução da intensidade da dor e na sensibilidade a dor mecânica (dor ao toque).

O tratamento personalizado e individualizado prova ser mais eficaz, seguro e econômico no tratamento de qualquer patologia, e no caso da Fibromialgia, invista em um Fisioterapeuta que tem o compromisso de propor um tratamento único para você.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia, disponibiliza uma cartilha trazendo mais informações sobre a Fibromialgia, a qual pode ser acessada clicando no link abaixo:

Cartilha Fibromialgia (1)

 

Forte abraço, cuide-se bem e conte sempre comigo para obter mais saúde e qualidade de vida.

Fonte: Int. J. Environ. Res. Public Health 2021 , 18 (4), 2075; https://doi.org/10.3390/ijerph18042075

 

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

 

0 Reviews

Relacionados