Estádio Municipal de Santana de Parnaíba sedia jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2025
Mercado de tecnologia é lugar de mulher, sim!
Por Cristiane Marcantonio
Cada vez mais, muitas mulheres vêm desbravando territórios mercadológicos que antes eram apenas dominados pelos homens. Hoje, muitos destes já tem grandes mulheres a frente e que transformam a realidade do mercado profissional. Empresas de sucesso mostram como a representação feminina nos cargos mais altos da hierarquia corporativa ainda é inexpressiva, como no caso de CEOs Mulheres.
Por mais que falemos sobre transformações tecnológicas e sociais, em muitos dos artigos publicados, a questão da igualdade de gênero parece ainda ser um assunto muito pertinente a se discutir, mas já de expressivo sucesso.
Fernanda Delboni é uma Tecnology Business Woman, atua como Diretora Executiva da Techsocial, é membro do Conselho Fiscal do Banco Pérola e há alguns anos vem liderando movimentos importantes a respeito do empoderamento feminino. Por meio de suas ideologias e reflexões, busca promover o despertar para assuntos relevantes, como o dia a dia de mães, empreendedoras, mulheres reais e fortes. Ela também tem como foco, a inserção e posicionamento de mulheres na Tecnologia e Sustentabilidade.
“Ainda há muito espaço para mulheres na ciência e tecnologia”. Os números nos surpreendem muito, ainda, no Brasil. “Apenas 25% dos cargos em TI são ocupados por mulheres (YouthSpark, Microsoft)”, segundo Fernanda.
Sua mãe, uma mulher sozinha, guerreira, como milhares de mulheres por todo Brasil, sempre acreditou que a educação faria a diferença. Fernanda, mesmo com poucas oportunidades, criada em meio aos colonos, desde menina observava as dinâmicas sociais e impactos ambientais promovidos pelo ciclo do etanol e açúcar. Determinada e visionaria, já sabia, que um mundo novo poderia estar nascendo, aquela realidade não poderia se perpetuar.
É cristã, mãe do Bento e da Amora. Hoje, concilia a maternidade e a realização profissional. Fernanda acredita que “qualquer indivíduo pode ser o que ele quiser ser, por meio de muita determinação, educação, trabalho sério, respeito profundo pelas outras pessoas e qualquer ser vivo, e muita, muita fé em Deus”.
Foi a observação dessas circunstâncias que a levaram para a área da sustentabilidade, e depois para a tecnologia, justamente porque entendeu que só por meio da INOVAÇÃO as melhores práticas socioambientais parariam de pé.
Para descobrir quais são as qualidades que levam essas mulheres à elite da liderança corporativa, algumas conclusões ajudam a compreender o perfil e as características destas mulheres que chegaram ao topo da hierarquia corporativa. Dentre elas: Tornar-se CEO não era o objetivo da maioria, ao contrário elas estavam mais concentradas em atingir metas e fechar novos negócios do que em avançar na carreira; Resiliência, visão estratégica, autoconsciência, coragem e assumir riscos; A possibilidade de gerarem impactos positivos para a empresa e seus funcionários. Características femininas.
Fernanda co-criou marcas tecnológicas como o Sym, de propriedade da Techsocial, voltado a integração de múltiplos processos de gestão, com tecnologia totalmente em CloudComputing, adaptável a outros softwares de gestão e com UX intuitivo e agradável, entre outras soluções em sua cadeia de produtos capazes de promover a transformação digital de todo e qualquer negócio, porte ou segmento.
Além disso, Fernanda atuou por 10 anos na Keyassociados Soluções Sustentáveis, liderando a identificação de negócios em sustentabilidade e desenvolvendo projetos de Organizações Sustentáveis e Responsabilidade Social Empresarial. Como uma líder nata, também comandou outros projetos de desenvolvimento de modelos de gestão baseados em indicadores de desempenho para a sustentabilidade, células estratégicas de gestão e implementação de Sistemas de Gestão baseados em normas prescritivas e certificáveis, além de alguns selos próprios reconhecidos pelo mercado.
Agora, Fernanda e outras mulheres de sucesso participarão de um reality sobre Empreendedorismo. Uma oportunidade de conhecermos mais sobre estes negócios, e sobretudo as essas mulheres que brilham a frente de grandes empresas de sucesso.
Fontes e créditos:
fotografia: André Barnabé – @barnabefotos
Michelle Rittmeyer- @micarittmeyer