Ciclismo de Osasco fatura medalhas no Bike Series, em Interlagos
Irisina combate COVID, estamos salvos?
Há uma corrida mundial contra a COVID-19 e com isso, diversas notícias surgem com alguma novidade, mas será que tudo é verdade?
Recentemente, alguns veículos de notícia divulgaram notícias sobre a Irisina desta forma: “estudos comprovam que a Irisina “blinda” o corpo contra a COVID-19”, “hormônio liberado na atividade física, pode ter efeito contra a COVID-19”.
E o que é a Irisina? Ela é um hormônio liberado pelos músculos do nosso organismo durante uma atividade física que provoca uma modificação metabólica no organismo evitando o estoque de gordura e a queima.
Quanto a eficácia desse hormônio no combate ao vírus, é necessário mais estudos e o que se apontou, foi o resultado em laboratório onde tudo é minuciosamente controlado. Em um organismo ou órgão, os efeitos desse hormônio, pode sofrer várias alterações ainda desconhecidas pela ciência no combate ao vírus.
O que se sabe de fato, são os benefícios que qualquer atividade física promove ao corpo humano liberando diversos hormônios que beneficiam o funcionamento do organismo seja tratando ou prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida em todas as idades.
Forte abraço e cuide-se bem!
Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
11 98556-7434
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
Fonte: Oliveira et al., Irisin modulates genes associated with severe coronavirus disease (COVID-19) outcome in human subcutaneous adipocytes cell culture. Molecular and Cellular Endocrinology.
Volume 515, 15 September 2020, 110917.