Incontinência Urinária: É ASSUNTO SÉRIO!

 Incontinência Urinária: É ASSUNTO SÉRIO!
Compartilhe essa matéria

Com maior frequência em mulheres idosas, a perda do controle da urina pode causar situações constrangedoras mas com o tratamento adequado, isso pode melhorar muito.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A Fisioterapeuta Dra. Mariana explica que se situações do cotidiano como quando alguém conta uma piada engraçada e você dá risada, quando faz algum esforço, tosse e senti que o xixi veio junto é sinal que você tem Incontinência Urinária!

Mais comum do que se pode imaginar, a Incontinência (IU) não é o fim do mundo! Ela se resume na perda involuntária de urina, ou seja, a urina escapa sem que você possa controlar, seja em pequena ou grande quantidade.

Mais frequente em mulheres a partir dos cinquenta anos de idade, os homens também podem ser afetados, assim como mulheres mais jovens, principalmente no período pós-parto.

As principais causas são as infecções urinárias ou vaginais, fraqueza da musculatura do assoalho pélvico (AP), doenças neuromusculares que comprometem nervos responsáveis pela musculatura que controla os esfíncteres, maior número de gestação e tipo de parto, obesidade, doenças pulmonares obstrutivas que geram um aumento da pressão intra-abdominal, além de outras disfunções como bexiga hiperativa por exemplo.

Os tipos de Incontinência são classificados da seguinte forma:

•Incontinência urinária de esforço, quando ao tossir, movimentar-se ou realizar atividade física, ocorre a perda involuntária da urina, ou seja, qualquer esforço realizado, pode escapar o xixi.

•Incontinência urinária de urgência, ocorre quando a pessoa sente vontade de fazer xixi, mas não consegue chegar ao banheiro sem perder um pouco de urina no caminho.

•Incontinência urinária mista, é quando o esforço e a urgência acontecem juntos, ou seja, o paciente apresenta um déficit na uretra em controlar a urina.

A Dra. Mariana lembra da importância da da Fisioterapia na Incontinência Urinária que além de utilizar aparelhos específicos para o tratamento, alguns exercícios específicos de fortalecimentos da musculatura na região da pelve (bacia), que dão sustentação aos órgãos pélvicos, são fundamentais para manter o controle fecal, da urina e são muito importantes também na função sexual.

A prática frequente de atividades físicas, principalmente em pessoas idosas, trata e previne situações que são provocadas pela perda de massa e da força muscular em qualquer parte do corpo e cada vez mais, ter uma boa musculatura, mostra sua importância na qualidade de vida da pessoas em todas as idades.

Forte abraço e cuide-se bem!

Dra. Mariana Penteado Moreira
E-mail: ft.marianamoreira@outlook.com  – Instagram: @dra.marianamoreira   – Facebook.com/dra.mariamoreirafisio  – Twitter: @DraMarianaMore1
Fisioterapeuta pela PUC-SP / PUC-Chile
Especialização em:
Fisiologia do Exercício e Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pelo HC FM USP
Fisiologia do exercício e Biomecânica do Aparelho Locomotor – IOT FM USP
Saúde da Mulher e do Homem – PUC-SP

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

☃

0 Reviews

Relacionados