HumanizaCom oferece versão em inglês de ensaios de jovens para a ONU

 HumanizaCom oferece versão em inglês de ensaios de jovens para a ONU
Compartilhe essa matéria

Por Renata Juliotti

O grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom), do Programa de Pós Graduação em Comunicação, da Universidade Metodista de São Paulo (PósCom/Umesp), está apoiando no Brasil o concurso internacional de ensaios promovido pela Foundation for Global Governance and Sustainability (FOGGS), por ocasião dos 75 anos das Organização das Nações Unidas (ONU) e do Dia Internacional da Paz.

Parceira do HumanizaCom, a FOGGS, sediada na Bélgica, está convidando jovens de 15 a 25 anos, com boas habilidades de redação e ideias inovadoras, para participar do concurso. Os ensaios ou artigos de opinião, escritos em inglês e com até 500 palavras, devem abordar o tema A ONU que queremos para o mundo que merecemos.

O textos selecionados serão publicados na seção especial UN75+25 Generation, da revista Katoikos, editada pela FOGGS. Autoras e autores dos melhores ensaios poderão participar do evento remoto, no dia 21 de setembro, sobre o tema Modelo ONU, para um Mundo Modelo, e dialogar com experientes especialistas e funcionários da ONU.

O diretor executivo da FOGGS, Georgios Kostakos, disse estar ansioso para ouvir a voz dos jovens brasileiros nessa celebração dos 75 anos da ONU [#ONU75]. Para Kostakos, eles representam a Geração ONU75+25, aquela que irá sonhar e implementar a ONU dos próximos 25 anos, não apenas como uma instituição diplomática sediada em Nova York, mas como uma comunidade real de pessoas e um sistema de regras e ações que vão assegurar a paz, a resiliência e uma vida melhor para todos. “Seja realista e prático, sonhe, mas também esteja pronto para trabalhar pelos seus sonhos. Nós estamos ansiosos para ler seus ensaios”, comentou Kostakos.

Para Cilene Victor, uma das líderes do grupo de pesquisa HumanizaCom e membro do conselho consultivo da FOGGS, a barreira da língua não pode ser um impeditivo para que jovens do país, sobretudo de territórios mais vulneráveis, participem do concurso. “Queremos garantir que as impressões, a visão de mundo, as demandas e anseios de nossos jovens estejam presentes nesse momento importante da história da ONU. Por isso, estamos lançando essa iniciativa para ajudar as lideranças comunitárias na divulgação do concurso e na versão em inglês dos textos”.

O grupo de pesquisa HumanizaCom está oferecendo suporte para a versão em inglês dos ensaios de participantes que não dominam a língua estrangeira, garantindo a originalidade e integridade das ideias do texto em português . Essa iniciativa conta com a parceria da UNAS Heliópolis e Região, Central Única das Favelas (CUFA) – Paraisópolis, Escola do Parlamento Dr. Osmar de Souza, Casa Maria Araçatuba, Movimento Dialogue, que serão responsáveis por divulgar e envolver potenciais participantes.

A escola Park Idiomas de Araçatuba e o HumanizaCom providenciarão a versão em inglês dos ensaios. “Dependendo da quantidade de material que recebermos, vamos precisar recorrer ao apoio voluntário de colegas que dominam a língua inglesa”, alertou Roberto Chiachiri, diretor da Cátedra UNESCO-UMESP para o Desenvolvimento Regional e um dos líderes do HumanizaCom, para quem o concurso ajudará a dar voz à juventude que construirá a ONU de amanhã.

Os ensaios e artigos, com até 500 palavras, em português, deverão ser enviados até 9 de setembro para o e-mail do HumanizaCom (contato@humanizacom.org). Após essa data, o grupo de pesquisa iniciará o trabalho de tradução e enviará os textos para a FOGGS.

Para dúvidas ou informações complementares, entrem em contato com os pesquisadores do grupo de pesquisa, Renata Juliotti (+18 9 9692-9416) e Marcelo Damasceno (+11 9 8221-9678).

0 Reviews

Relacionados