Governador João Dória anuncia a retomada das aulas nas escolas estaduais

 Governador João Dória anuncia a retomada das aulas nas escolas estaduais
Compartilhe essa matéria

Aulas presenciais regulares têm autorização do governo do estado de São Paulo para retomarem nesta quarta-feira. O governo de SP vai retomar as aulas presenciais em menos de 14% das escolas estaduais. Apesar da autorização de reabertura dada pelo governo estadual para instituições do ensino infantil ao superior, prefeituras têm autonomia para definir volta às aulas. Na rede estadual, somente EJA e ensino médio retomam agora.

No entanto, cada prefeitura tem autonomia para decidir se irá reabrir ou não, e se será oferecido o ensino regular ou apenas atividades extracurriculares. O plano da retomada opcional de aulas presenciais escalonadas está mantido para o dia 7 de outubro para alunos do ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual. Para as escolas que atendem alunos do ensino fundamental, a data prevista de retorno foi alterada para o dia 3 de novembro.

Tanto o calendário de retomada presencial como a realização de atividades de reforço nas escolas municipais, estaduais e privadas podem ou não ser autorizadas pelas prefeituras.
A volta às aulas está condicionada à autorização dos prefeitos de cada um dos 645 municípios paulistas. As prefeituras são autônomas para decidir se vão ou não acompanhar o cronograma estadual. Os municípios podem adotar calendários mais restritivos, de acordo com dados epidemiológicos locais.

As atividades opcionais de acolhimento e recuperação, autorizadas desde o dia 8 de setembro pelo Governo de São Paulo, podem ter continuidade desde que também autorizadas pelas prefeituras.A reabertura deve respeitar limites máximos de alunos e protocolos sanitários.
Nas redes privadas e municipais, a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental podem ter até 35% dos alunos por dia em atividades presenciais. Para os anos finais dos ensinos fundamental e médio, o limite máximo é de 20%. Na rede estadual, só é permitido o atendimento de até 20% em todas as etapas.

Pessoas do grupo de risco também não devem ir à escola e permanecer em isolamento social. Quem teve um ou mais episódios dos seguintes sintomas:

-Febre (medida ou referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza;
– Teve ou está com sintomas de gripe.
– Distúrbios olfativos (perda do olfato), distúrbios gustativos (perda do paladar);
-Diarreia e dor no corpo;
– Teve contato nos últimos 14 dias com alguém que testou positivo para COVID-19 (ficou a menos de 1 metro de distância por ao menos 15 minutos);

Caso se encaixe em alguns desses casos é recomendado que consulte uma unidade de saúde próxima a sua casa para maiores orientações.

0 Reviews

Relacionados