Gerontólogo, você conhece esse profissional da saúde?
Na coluna de 16 de Março, comentei sobre o início das alterações decorrentes do envelhecimento quando estamos próximos dos 30 anos de idade e o que devemos fazer para atenuar as disfunções causadas durante o envelhecimento, mas você sabia que há um profissional que pode te orientar nesse processo?
Convidei a Gerontológa, Dra. Denise Martins, para nos explicar como ela pode ajudar para termos um envelhecimento mais saudável, vamos lá!
A vida atual faz com que nos voltemos cada vez mais para fora, então, isso nos deixa cada vez menos atentos para nós mesmos. Quanto tempo do seu dia você dedica a si mesmo? Talvez você responda rapidamente sem refletir: o dia todo! Será? Como as ações que você realiza hoje irão interferir no seu futuro? Mas, neste caso, quando eu falo de futuro não estou me referindo ao saldo da sua poupança daqui a 20 anos, porque, estou me referindo ao autocuidado, à sua saúde física, mental, à sua qualidade de vida e ao seu envelhecimento de maneira geral.
Então, nesse ponto muitos de vocês devem estar respondendo: ainda é cedo, penso nisso depois! Eu te digo: A HORA É AGORA! O fato de muitas pessoas evitarem pensar na velhice ou em seu processo de envelhecimento faz com que elas não se preparem para isso e como resultado colherão uma velhice totalmente diferente do que a que gostariam de ter.
Mas, como é a velhice que você gostaria de ter?
Como você quer estar daqui há 30 anos? Posso arriscar dizer que sua resposta é: com saúde, talvez ainda trabalhando ou viajando pelo mundo, ajudando meus netos com trabalhos escolares, contando da minha experiência, cuidando dos meus empreendimentos ou exercendo algum voluntariado, talvez algo próximo disso. Mas com certeza você não respondeu com doenças, perdendo suas capacidades cognitivas ou dependendo de outros para realizar atividades básicas do dia a dia.
Fato é que, você já está envelhecendo, todos nós estamos desde o momento do nosso nascimento. E já existem estudos que comprovam que os hábitos de vida dos nossos pais já influenciam nossa saúde na vida adulta, antes mesmo da nossa concepção. E a partir daí tudo que fazemos tem reflexo no nosso futuro.
Você irá colher o que está plantando agora, quem planta uma vida cheia de vícios, maus hábitos, falta de tempo para cuidar da saúde, correria no dia a dia, excesso de trabalho e estresse não conseguirá colher uma velhice saudável, sem doenças e com corpo e mente ativos.
O que são hábitos saudáveis não é segredo para ninguém, todos sabemos que é importante ter uma alimentação natural e equilibrada, sabemos dos benefícios da atividade física, o que fazer para exercitar também o nosso cérebro, sabemos que devemos ficar longe de estresse, sentimentos ruins, beber bastante água, sermos mais resilientes, etc, etc, etc.
A grande questão é como fazer com que estes hábitos saudáveis se tornem parte da nossa vida e adquirir consistência para que a prática deles se torne uma rotina diária ao longo do nosso envelhecimento. E é exatamente nessa parte que um profissional especializado pode ajudar.
O gerontólogo é um profissional com ampla experiência no processo de envelhecimento e na velhice, capacitado para macro e micro gestão nos âmbitos biológicos, psicológicos, cognitivos, sociais e através desta competência te ajudará a ter uma vida longa e com mais qualidade.
Dentro da gerontologia atuamos com reabilitação, caso o paciente já tenha alguma patologia instaurada, prevenção de doenças, caso ainda não tenha nenhuma queixa patológica e com a promoção de saúde auxiliando com técnicas e estratégias personalizadas para que o paciente tenha sucesso e consistência na inserção dos tão sonhados hábitos saudáveis em seu dia a dia.
Como diria o artista “nunca é cedo ou tarde demais” se você almeja um envelhecimento saudável e está comprometido com seu processo de mudança, não importa se você tem 30, 40 ou 80 anos, procure um profissional especializado e seja o protagonista da sua história conquistando a tão sonhada velhice saudável e então, o celebrar dos anos que passam deixarão de ser um peso e passarão a ser uma vitória. Envelheça com saúde!
Agradeço a colaboração da Dra. Denise Martins na edição da nossa coluna desta semana.
Dra. Denise Martins – ABG 099/2009.
Gerontóloga formada pela USP, especializada pelo Albert Einstein, atua há mais de 10 anos com idosos com foco em promoção de saúde e qualidade de vida.
Para saber mais acesse:
Site: www.denisemartinsgerontologa
Insta: @denisemartinsgerontologa
E-mail: denise-martins@hotmail.com.br
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/denisemartinsgerontologa/
Forte abraço e cuide-se bem!
Colunista do JDR-OESTE
Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro na ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rm_fisiopersonal
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho