Fortaleça a sua imunidade no Envelhecimento

 Fortaleça a sua imunidade no Envelhecimento
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

O envelhecimento consiste em um processo complexo gerador de importantes fatores de risco na maioria das doenças crônicas e síndromes geriátricas que afetam direta e negativamente a saúde e a longevidade em aproximadamente 25% das doenças globais.

A chamada Imunosseenescência pode ser influenciada pela genética, nutrição, exposição a microrganismos, infecções por vírus, exercício e outros fatores ambientais como a poluição.

A inatividade física, é o 4º fator de risco mais importante para mortalidade global e 1/3 do adultos no mundo, estão atualmente, fisicamente inativos e que aumentou devido aos últimos acontecimentos mundiais provocando o sedentarismo pandêmico.

Apenas 10 dias consecutivos de exercício de resistência, contribuem para uma proteção significativa contra disfunções respiratórias e estimula a síntese de novas células imunes totalmente funcionais.

Exercícios de curto prazo e de baixa intensidade recomendado pelo American College of Sports Medicine para indivíduos com baixo nível de condicionamento físico, tem um leve efeito na concentração de anticorpos, exercícios com intensidade moderada pode ter um efeito anti-inflamatório melhorando a imunidade e os exercícios de intensidade muito altas, resultam em um aumento considerável nas defesas do organismo.

Em processos vacinais, idosos ativos e que realizam atividade física frequentemente, mostraram ter mais anticorpos quando comparados a idosos menos ativos.

Nos processos inflamatórios, os mecanismos anti-inflamatórios causados pela atividade física, controlam e resolvem os processos inflamatórios inibindo patologias relacionadas a idade de várias maneiras.

A longevidade está cada vez mais presente nas vidas das pessoas e a manter a qualidade de vida nesta fase, dependerá dos cuidados que o indivíduo teve ao longo da vida incluindo as atividades físicas em sua rotina.

Nos idosos, devido a patologias que podem estar associadas ao processo de envelhecimento, realizar atividades físicas de maneira orientada, personalizada e individualizada, promoverá uma melhor qualidade de vida com mais eficiência e segurança tornando a atividade física mais prazerosa.

 

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo!

 

Fonte:  http://www.aginganddisease.org/EN/10.14336/AD.2021.1219

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados