Férias escolares: brincadeiras lúdicas divertem e estimulam imaginação das crianças

 Férias escolares: brincadeiras lúdicas divertem e estimulam imaginação das crianças

adorable and smart child reading book at home

Compartilhe essa matéria

Especialistas defendem que atividades lúdicas e educativas são mais do que apenas divertidas para crianças em idade escolar: elas são fundamentais para uma formação física e psicológica saudável

As férias escolares chegaram e as atividades educativas tornam-se aliadas dos pais neste período em que as crianças se encontram mais ociosas. Aliás, não só isso: ao darem espaço para que as crianças exercitem sua criatividade em brincadeiras de diferentes tipos, eles estão não apenas preenchendo um período potencialmente ocioso com atividades lúdicas e divertidas como também estão estimulando aspectos psicomotores que serão fundamentais para suas formações humanas.

Quem trabalha na área conhece bem os benefícios que o brincar produz na mente dos jovens: “As atividades de educação infantil servem para estimular o cérebro das crianças. Qualquer atividade é válida e elas possuem inúmeras vantagens, proporcionando inclusive a evolução das funções motoras e raciocínio lógico”, afirma o professor de Biologia do Curso e Colégio Acesso, Giovani Lucas Miranda.

A psicóloga credenciada da Paraná Clínicas, empresa do Grupo SulAmérica, Dra. Suely Poitevin (CRP: 08/05080), detalha os múltiplos efeitos que atividades lúdicas costumam ter na formação de jovens: “as oportunidades de brincar, ouvir contos, ter acesso as brincadeiras e jogos cumprem uma função importante para a formação da criança em vários aspectos e etapas da sua vida social, emocional-sensorial, motora, afetiva e intelectual. Cada uma delas tem características próprias que estimulam os pequenos a fazerem escolhas, interagirem, fracassarem, renunciarem, evoluírem, avançarem, e, principalmente, relacionarem-se com as diferenças”, explica.

E não é só isso: segundo a psicóloga, estas atividades também ajudam as crianças a tornarem explícitos sentimentos e sensações que elas não conseguem expressar de outra maneira. “O brincar ajuda a criança a apresentar de maneira lúdica aquilo que tem dificuldades de mostrar com palavras. São conteúdos do seu mundo interno que se misturam com elementos da realidade exterior e acabam sendo aflorados”, explica a Dra. Suely.

O professor Miranda, que possui um canal no YouTube e dá dicas sobre a disciplina de biologia, disponibilizou algumas atividades para realizar com as crianças da Educação Infantil, sem esquecer dos alunos do ensino médio: “sabemos que o aluno, especialmente quando está no ensino médio, em qualquer oportunidade de descanso vai escolher ficar mais na frente do computador, telas e jogos. Mas isso pode mudar: existem inúmeras opções de atividades de estímulo para todas as idades. É possível relaxar, mesmo nas férias, sem deixar de lado as atividades científicas, por exemplo”, complementa.

A seguir, iremos apresentar algumas atividades lúdicas ideais para serem praticadas/brincadas por crianças e adolescentes em idade escolar. Elas foram pensadas para ajudar a estimular as capacidades cognitivas destes jovens sem deixar de diverti-los para valer. Se juntem aos seus filhos na escolha da brincadeira mais legal, e divirtam-se!

 

Atividades para Educação Infantil

  1. LEITURA

A leitura é essencial para o desenvolvimento de uma criança, por isso é muito importante incentivá-la a ler em casa. Você pode ler para ela ou com ela caso já tenha desenvolvido a habilidade da leitura, cada um lendo um parágrafo do texto. Depois de ler, entre outras coisas, você pode desenhar uma imagem de sua história ou personagem favorito, jogar um jogo sobre o tema. Incentive os leitores a completarem a história.

 

  1. MEU SHOW DE MÁGICA

Você pode apresentar alguns truques de mágica para a criança, despertando assim sua imaginação e curiosidade. Além disso, outra possibilidade é ensiná-lo (a) a fazer uma apresentação de mágica. Neste caso, os pais selecionam alguns truques de mágica, elaboram um pequeno roteiro (rotina) e em seguida treinam com a criança. Agora é só apresentar para a família e amigos. Existem muitos jogos de cartas ou jogos especiais que ensinam mágicas fáceis de executar.

 

  1. TEATRO, MUSEUS, AQUÁRIOS E CINEMA

Esses ambientes estimulam a criatividade e a linguagem das crianças. A visita a esses espaços de cultura são oportunidades de aprendizado e convívio social.           

              

  1. EXPERIMENTO CIENTÍFICO – FOTOTROPISMO

                Através deste experimento é possível acompanhar o crescimento da planta em direção à luz.

Materiais

– 3 feijões

– Algodão

– Copinho descartável

– Caixa de sapato

 

Procedimento

  1. Coloque um pouco do algodão no fundo do copo plástico
  2. Coloque os feijões
  3. Adicione um pouco de água. Suficiente para umedecer o algodão
  4. Prepare a sua caixa conforme o modelo abaixo, fazendo um pequeno furo na caixa para entrar luz.
  5. Feche a caixa e deixe em um local iluminado.
  6. A cada dois dias abra a caixa para acompanhar o crescimento do feijão e umedecer novamente o algodão.
  7. Após 7 dias a sua plantinha já estará fazendo fotossíntese e crescendo em direção à luz. Esse movimento é denominado de fototropismo.

 

  1. BRINCADEIRAS AO AR LIVRE E A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

Praticar atividades físicas é essencial para uma vida saudável, mas, muitas vezes, essa preocupação não ocorre com as crianças. Assim, esse pode ser um bom momento para incentivá-las a criar o hábito de fazer exercícios. Vocês podem realizar diversos exercícios juntos: pular corda, jogar bola, alongamentos, movimentos de ioga ou pilates, corrida de saco, fazer obstáculos, andar de bicicleta, entre outros.

 

Atividades para o Ensino Fundamental e Médio

 

  1. PINTAR QUADROS

É possível adquirir em lojas de artesanato ou papelarias especializadas telas de pintura, pincéis e tintas. A pintura é uma prática que estimula a imaginação, criatividade, trabalho motor, além de ser uma terapia.

 

  1. JOGOS DE TABULEIRO

Esses jogos costumam ser muito divertidos para jogar em família, pois envolvem missões e desafios mais elaborados a serem cumpridos até que haja um vencedor. Geralmente utilizam dados, dinheiro falso, estratégias, interpretação, entre outros, que são coisas com as quais as crianças maiores e os adolescentes já podem brincar.

 

  1. PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS

                A atividade física regular na infância e na adolescência aumenta a força e a resistência, ajudando a construir ossos e músculos saudáveis. Outros benefícios muito importantes são o controle de peso, a redução da ansiedade e do estresse, o aumento da autoestima e o controle do colesterol.

 

SOBRE O GRUPO ACESSO

Fundado em 2003, o Grupo Acesso surgiu com o objetivo de preparar alunos para os vestibulares, com qualidade, preço acessível e um grande vínculo com a disciplina e resultados. Atualmente, possui dez unidades espalhadas por Curitiba e Região Metropolitana, formando alunos desde a Educação Infantil, com o Acesso Kids, ao tradicional Pré-Vestibular. Em 2020, o Grupo Acesso recebeu o reconhecimento de ‘Escola com maior eficiência digital’, comparado com outras 34 escolas do Brasil, reafirmando o compromisso com o resultado na formação, aliado a inovação e o acolhimento aos alunos, principalmente durante as aulas remotas, sendo referência em termos de escola completa e humana.

SOBRE A PARANÁ CLÍNICAS

Fundada em 1970, a Paraná Clínicas é referência em planos de saúde empresariais e também atua na modalidade coletiva por adesão. Desde setembro de 2020, é operadora integrante da SulAmérica, o maior grupo segurador independente do Brasil. Carrega a missão de cuidar com excelência de empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva e promoção de qualidade de vida. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias em Curitiba e Região Metropolitana, chamadas de Centros Integrados de Medicina: CIM Araucária; CIM CIC – 24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil – 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e CIM Água Verde – onde também operam o Hospital Dia, projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, e o Centro de Infusão, estruturado para atender com excelência os pacientes de oncologia, hematologia e reumatologia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br. Fotos: Divulgação/Acesso

0 Reviews

Relacionados