Enxadrista de Osasco é campeão panamericano

 Enxadrista de Osasco é campeão panamericano
Compartilhe essa matéria

Os atletas Sílvio Cunha Pereira e Wagner Madeira participaram do Panamericano de Xadrez Veteranos & Seniores 2022, no último dia 26, na cidade de Florianópolis em Santa Catarina.

Wagner finalizou a competição em 13º lugar na categoria Sênior (acima de 50 anos), enquanto Silvio foi o vencedor da categoria Veterano (acima de 65 anos) e sagrou-se campeão panamericano e mestre internacional, ao empatar a nona e última rodada, invicto com cinco vitórias e quatro empates, superando seu antigo título de mestre Fide e ganhando sua primeira norma de grande mestre. Silvio também foi classificado para o Mundial da categoria, que será realizado em Assis, na Itália, em novembro deste ano.

Há mais de cinquenta anos, Silvio, atualmente integrante do programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco através da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer, tem se destacado no cenário enxadrístico nacional. Despontou no início dos anos 1970 e era um dos melhores enxadristas infantis do Brasil, ombreando na época figuras como Herbert Carvalho, Rubens Filguth, Cícero Braga e os Jaimes, Chaves e Sunyê.

“Desde cedo seu estilo agressivo, de jogador de ataque, lhe conferiu o respeito de quem quer que fosse no país. Ganhava com frequência partidas memoráveis dos mestres brasileiros Hélder, Rocha, Herman e Segal. Respeitado e temido, virou, para nós de Osasco, a nossa marca, nossa bandeira desbravadora. Ninguém merece mais do que ele esse título”, disse Wagner Madeira.

“Silvio é um enxadrista de alto nível, ganhou todos os títulos possíveis por equipes representando Osasco. Já era um mestre, faltava apenas a formalidade do título da federação’’, finalizou o secretário de Esportes, Rodolfo Rodrigues Cara.

0 Reviews

Relacionados