Elo Juventude de Carapicuíba traça estratégias para atrair mais jovens para a política

 Elo Juventude de Carapicuíba traça estratégias para atrair mais jovens para a política
Compatilhe essa matéria
União que representa os jovens do partido Rede Sustentabilidade na cidade, tem ações para despertar o debate de políticas públicas municipais destinada aos jovens

 

Por Cassiane Lopes

 

Com uma população com mais de 403 mil habitantes, Carapicuíba é um dos 17 municípios mais populosos do estado de São Paulo. A região é palco de manifestações famosas de batalhas de rap, conhecidas como “Batalha da Aldeia” e rodas de poesia que ocorrem no Parque Estadual Gabriel Chucre. Entre um “rolê” e outro, os jovens abordam e se manifestam sobre temas sociais e culturais, mas ainda é raro ver toda essa presença dentro da política.

Pensando nisso, foi criado o Elo Juventude do partido Rede Sustentabilidade em Carapicuíba, que busca trazer mais jovens para debates sobre políticas públicas no município. Fundado pela ex-senadora Marina Silva, o partido inovou no quesito juventude, ao lançar no ano passado a mais jovem candidata à prefeitura de São Paulo, a deputada estadual Marina Helou, que tinha apenas 31 anos no período da candidatura.

Como forma de atrair cada vez mais jovens para os debates, sem fazer com que isso se torne maçante, o Elo está investindo nas redes sociais. Como conta uma das representantes desta união, Victoria Emanoelle Leme Senne, de 21 anos. Victoria é estagiária na Prefeitura de Osasco, estudante de Administração na Universidade Federal de São Paulo e está como representante do Elo desde março. “Nosso intuito é mostrar aos jovens o que acontece no parlamento municipal, quais leis têm os atingido. Como os espaços da cidade podem ser usados e melhorados. Quais oportunidades eles podem aproveitar no que tange o desenvolvimento pessoal, profissional e cidadão. Claro, tudo isso dentro de uma linguagem acessível e divertida”, declara Victoria.

A linguagem

É complexa e é um dos motivos que mais afastam os jovens da política, diante disso, o Elo Juventude vem com o propósito de descomplicar o “politiquês” e incentivar meninos e meninas a ocuparem espaços públicos, de maneira coletiva.

“Simplificar a linguagem e quebrar essa barreira, é tornar a política inclusiva, mais democrática e menos elitista.” Explica a representante.

Foto: Victoria – Arquivo Pessoal

A união ainda é recente, por isso, a ação inicial é diagnosticar as necessidades do jovem carapicuibano e estabelecer formas de engajá-los nos debates de políticas públicas. Neste processo, os representantes precisam ter uma escuta ativa, sensibilidade e uma comunicação totalmente acessível.

Como explica o também representante Gabriel Ishimaru de 25 anos, ele e Victoria atuam como representantes do Elo Juventude. Segundo Gabriel, a principal estratégia de engajamento é uma comunicação voltada ao esporte e a cultura. Além da atração de pessoas, que não se interessam por política, ou não estão inseridas nos debates e assim trazê-las em um espaço de acolhimento.

O representante ainda reitera que, a juventude brasileira tem a demanda de que suas escolhas e anseios sejam ouvidos e correspondidos. E para que isso aconteça, segundo ele, os jovens precisam se unir, se engajar e decidir sobre seu futuro.

Foto: Gabriel – Arquivo Pessoal (Gabriel também é engenheiro ambiental e atualmente faz mestrado.)

“O jovem tem um papel fundamental na política, pois quando uma política estratégica é desenvolvida e colocada em prática, serão os jovens de hoje que sofrerão as consequências dessa política no futuro”, finaliza.

 

Foto: Imagem ilustrativa por Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

 

 

0 Reviews

Write a Review

Relacionados