Eleições 2022:Veja os possíveis 47candidatos a deputados na Região Oeste

 Eleições 2022:Veja os possíveis 47candidatos a deputados na Região Oeste
Compartilhe essa matéria

As eleições para definir os próximos deputados e deputadas estaduais e federais têm 47 possíveis postulantes.

Por Marcelo Damasceno

Faltando pouco mais de 90 dias para o primeiro turno das eleições gerais deste ano, em outubro, partidos políticos, caciques regionais, vereadores, deputados estaduais e federais, ex-secretários municipais, ex-vereadores e ex-prefeitos se articulam para terem os seus nomes confirmados na disputa por uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo ou na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Nessa caminhada contra o tempo, todos buscam mostrar musculatura eleitoral para terem os seus nomes homologados nas convenções partidárias que iniciam no dia 20 de julho e encerram nas primeiras semanas de agosto. Nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Jandira, Itapevi, Osasco, Pirapora do Bom Jesus e Santana de Parnaíba – Região Oeste da Grande São Paulo – os pré-candidatos estão em pré-campanha para demonstrar seu potencial eleitoral às executivas estaduais dos partidos.

A pré-campanha é um recurso usado pelos políticos reconhecido pela justiça eleitoral. Adotada desde as eleições 2016, após a redução do tempo de campanha, de 90 para 45 dias, ela possibilita ao postulante demonstrar a sua intenção, mas sem poder pedir o voto do eleitor. Uma alteração que teve um efeito compensatório, segundo o cientista político Bruno Silva.

Compensador em que sentido, como as campanhas eleitorais diminuíram o tempo, passando de três meses para um mês e meio, a pré-campanha serviu para que os candidatos interessados em agregar força às suas candidaturas utilizassem desse artifício da legislação para se colocar na condição de pré-candidatos. Dessa forma, buscando se posicionar publicamente na mídia e por meio das redes sociais, onde podem polemizar sobre temas de relevância para o eleitorado em determinadas regiões.”

Diante desse cenário, a reportagem do Jornal Digital da Região Oeste fez um levantamento nas redes sociais dos políticos da região para identificar os nomes que já declararam a intenção de concorrer aos legislativos estadual ou federal. Entre as cidades, Osasco é a que apresenta o maior número de possíveis candidatos, 12, sendo que a maioria tem interesse em uma das 94 cadeiras da Assembleia.

Até o momento, os vereadores Ribamar (PSD), Ralfi Silva (Republicanos), Ana Paula Rossi (PL); os ex-secretários municipais e ex-vereadores André Sacco (PSDB), Gerson Pessoa (Podemos), Dr. Lindoso (Republicanos), Monica Veloso (PDT) , Dr. Gaspar (União Brasil) , Reinaldo Mota (Patriotas) e Renata Abreu (Podemos) declararam interesse em representar os osasquenses na Assembleia e em Brasília. Ainda pela cidade, os deputados estaduais Ataíde Teruel (Podemos), Delegado Bruno (PP) e Emidio de Souza (PT) disputarão a reeleição.

Em Carapicuíba, o presidente da Câmara, Guto José (Podemos), divulgou em seus perfis nas redes sociais a sua pré-candidatura a deputado estadual. Ele tenta pela segunda vez representar a cidade na Assembleia, em 2018 foi o sexto mais votado do Partido Verde, com 11.627 votos. Também disputam o cargo de deputado estadual os ex-vereadores Cida Carlos (PT) e Alexandre Pimentel (PSB); Darcio (PTB); Marcio Antoni (Novo), Kinho Carapicuíba (Republicanos) e Ivone Fernandes (PSDB). De olho em uma das 70 cadeiras na câmara dos deputados estão Dr. Saraiva (PSB), Neia Costa (PDT) e o vereador Zé Amiguinho (Podemos).

Itapevi mantém a tradição de lançar nomes da cidade aos legislativos estadual e federal. Neste ano, as vereadoras Professora Camila Godói (PSB) e Tininha (PSD) buscam se eleger deputadas estaduais, além do ex-prefeito João Caramez e do ex-secretário municipal Kleber Maruxo (PP). Já os vereadores Bruxão Cavanha (PL) e Akdenis (PSD) visam uma cadeira de deputado federal.

O ex-prefeito de Jandira, Paulo Barufi, é apontado pela imprensa como pré-candidato a deputado federal pela cidade. Em Santana de Parnaíba, o deputado estadual Cezar (PDT) busca a reeleição e o vereador Silvinho Filho (PSD) se apresenta como pré-candidato a deputado federal.

Em Barueri, após três eleições vitoriosas, a deputada federal Bruna Furlan, indicou ao PSDB a intenção de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa. O que abre caminho para novos nomes buscarem ocupar o vácuo político deixado pela Furlan, como a ex-candidata a prefeita Mari Tavelli (Solidariedade), Japa (União Brasil), Andreia Reis (Avante) e Reinaldo Monteiro (Pros), que sinalizaram aos seus partidos o interesse disputar a eleição para o legislativo federal. Já Leandro Canaã (Avante), Marcelo Fusco (PL) e Delegado Hélio Bressan (PSD) se apresentam como pré-candidato a deputado estadual.

Cotia aparece no cenário com quatro nomes, entres eles estão o deputado federal Alexandre Frota (PSDB), que vai tentar a reeleição; o vereador Sandrinho Santos (Solidariedade), que também tenta uma vaga em Brasília, além dos candidatos a estadual, Gilmaci Santos (Republicanos), Marcio Camargo (PSDB) e Welington Formiga (PSB).

Também em Vargem Grande Paulista, o filho do prefeito, Danilo Ramos (PL), pretende conquistar a cadeira em Brasília e por fim, em Pirapora do Bom Jesus, o ex-candidato a vice-prefeito em 2020, Neno Freitas, almeja uma legenda pelo Podemos para disputar uma das 94 cadeiras da Assembleia em outubro, e ser o primeiro deputado da cidade.

Apesar da intenção de candidatura dos pré-postulantes em suas redes sociais e em outros meios de comunicação, a definição da candidatura só deve ocorrer após as convenções partidárias, entre julho e agosto, como reforça Bruno Silva, “é interessante observar que nesse momento nós já estamos no contexto em que aqueles que aparecem como pré-candidatos têm que ter depois a certeza de que vão poder se lançar efetivamente na condição de candidatos dentro da lista dos partidos políticos,  mas ocorre que a definição do partido acaba sendo soberano no momento das convenções”.

Como indicado pelo cientista político, o cenário com 47 pré-candidatos ainda podem mudar, uma vez que a certeza da candidatura só virá após as convenções das siglas.

 

Conheça abaixo, cada candidato: 

 

A redação do Jornal Digital da Região Oeste entrou em contato com as assessorias de imprensa das executivas estaduais dos todos partidos para saber quais são os nomes dos pré-candidatos da região, mas até o fechamento da edição não obtivemos resposta.

0 Reviews

Relacionados