Eleições 2020: dicas para escolher seu candidato a vereador

Compartilhe essa matéria

A partir de hoje faltam exatamente 10 dias para 15 de novembro, data em que 147.918.483 eleitores aptos a votar escolherão os vereadores que, por quatro anos, a partir de janeiro de 2021, ocuparão os legislativos municipais em 5.568 cidades.

Escolher um vereador parece ser uma tarefa fácil, mas não é! Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições deste ano, 515.553 mil candidatos a vereador pediram registro ao órgão. Um grande número de candidatos, abrigados em 33 partidos com alinhamentos políticos diferentes, e coligados em diferentes campanhas majoritárias.

Uma grande quantidade de candidatos que torna ainda mais importante escolher bem a quem confiar o seu voto, pois uma vez eleito, o vereador vai representar cada morador em sua cidade, propor e votar leis, fiscalizar os atos da prefeitura e defender os interesses comuns do povo nos próximos anos.

Mas como fazer essa escolha? Como decidir entre tantos candidatos e partidos? Não tem reposta pronta para essas duas perguntas, mas para ajudar nesta importante tarefa selecionei alguns critérios que devem ser levados em conta na hora de decidir em quem votar.

1º Reflita

Quais características você busca em uma pessoa para receber o seu voto?

2º Histórico pessoal e político do candidato

Reúna o maior número de informações possíveis sobre o candidato. Utilize plataformas online como: site do TSE, Google, Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras, para ver quais informações estão disponíveis na internet. Essa busca inicial pode te ajudar a encontrar biografia, histórico profissional, reportagens, ações já realizadas, fatos polêmicos e conexões políticas, caso tenha alguma.

Além disso, a pesquisa pode ajudar você a entender se o discurso feito pelo candidato condiz com a atuação dele em outros momentos da vida, seja no período eleitoral ou não. Claro, também é preciso ficar atendo sobre as fontes de pesquisa, para evitar notícias falsas.

3º Cuidado com indicações

Evite de primeira aceitar a indicação de amigos e familiares para votar em alguém. Às vezes, pessoas mais próximas ao seu cotidiano podem trabalhar ou ter afinidade por um ou outro candidato.

4º Afinidade de pensamento

Enxergar valores parecidos ou próximos aos seus, além de compartilhar do seu ponto de vista ideológico e em qual coligação para o cargo majoritário o seu partido está. Pontos importantes, pois o candidato precisa estar próximo do que você acredita ser o melhor para a coletividade do seu município.

5º Partido do candidato

Além de pesquisar sobre o candidato, é preciso conhecer as propostas do partido com o qual ele busca uma vaga na Câmara Municipal. Analise se as ideias do partido estão próximas do seu posicionamento político, busque saber o histórico do partido na cidade e se ele tem envolvimento em escândalos.

6º Propostas

Analisar as propostas do candidato também deve constar na pesquisa. Elas devem ser realistas, possíveis de serem realizadas ou aplicadas, bem elaboradas e indicar de onde virá a verba para a sua execução. As propostas são facilmente encontradas nas redes sociais, sites, material imprenso de campanha e no site www.divulgacandcontas.tse.jus.br

7º Gastos e campanha

Agora as campanhas dependem somente do Fundo Partidário, do Fundo Eleitoral e das doações de pessoas físicas, desde que dentro de um limite de gastos para a campanha de vereador, variável por cidade. Esse gasto pode ser acompanhado pelo site www.divulgacandcontas.tse.jus.br/divulga/#/

8º Conhecer a cidade

Por fim, vale avaliar o seu candidato sobre o conhecimento dele acerca das necessidades da cidade, uma vez que as suas propostas devem ser baseadas em possíveis soluções aos problemas enfrentados pelo povo. Você pode levar em consideração o conhecimento que o candidato tem sobre os problemas da cidade, índices, taxas, história e orçamento.

 

Marcelo Damasceno

É jornalista, mestrando em Comunicação pela UMESP, pós-graduado em Poder Legislativo e Democracia no Brasil pela EPCMSP e especialista em Branding, Comunicação Estratégica e Marketing pela Anhanguera e integrante do Grupo de Pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions (HumanizaCom).

Renata Juliotti

Jornalista e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Membro do grupo de pesquisa Jornalismo Humanitário e Media Interventions.

0 Reviews

Relacionados