E aí, vamos adotar um vereador em Barueri?

 E aí, vamos adotar um vereador em Barueri?
Compartilhe essa matéria

Em novembro de 2020 elegemos e reelegemos 21 nomes para nos representar pelos próximos quatro anos na Câmara Municipal de Barueri.

Eles começaram a exercer as funções de vereador logo após a posse no dia 1º de janeiro de 2021.

As funções deles são as mesmas, e atribuídas pela Constituição de 1988: legislar, representar a sociedade em sua pluralidade de interesses e fiscalizar a atuação do Executivo. Porém, o que não mudou foi o nosso desinteresse em acompanhar de perto esses representantes públicos que ajudam a organizar a nossa vida nas cidades.

Apesar das funções serem de conhecimento público, 85% dos brasileiros não sabem o que faz um vereador, como aponta levantamento feito em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa Social (IBPS). O desconhecimento sobre as funções do vereador pelo país é alto, mas pode ser revertido com um simples ato: escolher um vereador para acompanhar até o fim do seu mandato em 31 de dezembro de 2024.

A ação de escolher um vereador para chamar de seu, adoção mesmo, pode ajudar a diminuir, no futuro, o índice de desconhecimento sobre o papel do legislador municipal. Por isso, em Barueri (SP), quero convidar os mais de 261 mil eleitores que votaram em 2020, para adotar um dos 21 vereadores que hoje estão nos representando na Câmara municipal.

Onde vamos acompanhar o que eles fazem, como votam em plenário, as bandeiras que defendem, os projetos de lei que estão trabalhando, assistir as sessões legislativas, participar das audiências públicas e enviar sugestões ao vereador. Caso não consiga marcar presença, física, nas sessões ou audiências, você pode assistir as sessões pela TV Câmara, enviar e-mails ou interagir pelas redes sociais.

Além de ficarmos mais próximos dos nossos representantes, a ação pode aumentar o nosso vínculo com a cidade, uma vez que passaremos a fiscalizar quem elegemos para nos representar e cobraremos melhorias para os problemas que enfrentamos no dia a dia, os quais muitas vezes são ignorados pela prefeitura.

Ah! Eu já adotei um dos 21 vereadores. Desde o começo do ano estou conversando e encaminhando sugestões a vereadora Tania (DEM).

E você, também vai adotar um vereador?

0 Reviews

Relacionados