Do encanto por fotos à realização profissional

 Do encanto por fotos à realização profissional
Compartilhe essa matéria

Conhecida como fotógrafa dos famosos, a moradora de Itapevi conta como descobriu sua paixão pela fotografia

 

Por Márcia Macedo

 

Embora seja jovem, aos 26 anos, Tainá Odilon tem uma carreira de sucesso e uma história de superação. Atualmente, ela é uma das fotógrafas mais requisitadas pelos famosos e proprietária do estúdio fotográfico que leva seu nome. Entre os vários artistas capturados pelas suas lentes estão a dupla Maiara & Maraisa, o cantor Péricles, a funkeira Lexa, a atriz Mamma Bruschetta e até a saudosa Marília Mendonça.

Tainá nasceu em Jandira, mora em Itapevi e desde pequeninha já era encantada por fotografias. “Eu me recordo que com 9 anos já adorava ficar vendo as imagens na internet, no antigo Orkut e achava as fotos de paisagens lindas. Eu também gostava de tirar fotos e minha mãe, na época, tinha uma câmera Sony cyber shot”, conta.

Segundo ela, no 3º ano do ensino médio um professor da escola perguntou aos alunos o que escolheriam de profissão. Ao invés de responder médica, professora ou engenheira, como alguns dos colegas da sala de aula, Tainá disse que queria ser fotógrafa e chegou a ser ironizada. “O professor riu de mim, disse que não era profissão e que eu iria passar fome”.

Mas Tainá não desistiu do sonho. Sem condições de pagar um curso profissional, ela até conseguiu emprego em uma loja onde tirava fotos 3×4. Para conseguir comprar uma câmera fotográfica, chegou a vender trufas.

Foi durante as pesquisas que fazia para encontrar algum curso de fotografia de graça, que ela descobriu o Projeto Multimeios, oferecido pelo Instituto Ressoar a estudantes de baixa renda. Sem pensar duas vezes, Tainá foi atrás e conseguiu uma vaga. “Fiz o curso por seis meses, todos os dias, em Barueri. Aprendi sobre fotografia, edição, iluminação, direção de artes e empreendedorismo, uma oportunidade que me abriu as portas”.

Até montar seu próprio negócio, Tainá ainda trabalhou em outro estúdio local, fez faculdade de arquitetura e se formou na Unip, mas sempre trabalhando com fotografia.

Apesar de ser uma pessoa determinada, a jovem se envolveu em relacionamento abusivo, que por pouco não a prejudicou na profissão. Segundo ela, o antigo companheiro a colocava para baixo e a humilhava por ser uma mulher acima do peso. “Num dia que eu estava me sentindo triste, fui ao cabeleireiro me arrumar para melhorar a autoestima. Uma assessora do SBT que estava no salão de beleza, ouvindo a conversa, descobriu que eu fotografava e me convidou para fazer a cobertura do aniversário da Mamma Bruschetta. Aceitei e chegando lá, havia vários famosos e celebridades”, conta.

Tainá voltou para casa empolgada com o Job e na mesma noite postou algumas fotos nas redes sociais. No dia seguinte, quando acordou, teve uma surpresa. “As fotos viralizaram! Os artistas que estavam na festa curtiram, enviaram mensagens pedindo as fotos e elogiando meu trabalho. Então, comecei a receber outros convites para fotografar shows e eventos de famosos”, revela.

A nova fase profissional ajudou Tainá a se libertar do antigo relacionamento. Desde o final de 2018, a fotógrafa é requisitada pelos famosos, além de produzir ensaios fotográficos para outros clientes em seu estúdio, em Jandira. “Hoje posso dizer que vivo de fotografia e me realizo com o meu trabalho”.

 

Influenciadora digital

 

Tainá também usa as redes sociais para inspirar outros jovens a lutarem pelos seus sonhos e mulheres a não aceitarem ofensas, abuso e violência. Como influenciadora digital, ela também dá dicas de como se vestir, fazer poses e fotos pelo celular.

Sua agenda já tem compromissos com artistas até o final do ano. Em julho, Tainá está escalada para a cobertura da gravação do DVD do Péricles.

Para seguí-la e saber mais: @taiodilon

0 Reviews

Relacionados