Os direitos das pessoas com deficiência, você conhece?

 Os direitos das pessoas com deficiência, você conhece?
Compartilhe essa matéria
Por Deputado estadual – Cezar Marmo

O trabalho em favor das pessoas com Deficiência tem sido ampliado na Secretaria dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Governo do Estado de São Paulo. A Pasta que é comandada pela secretária Célia Leão tem fundamental papel em nossa luta em favor das pessoas com deficiência.

Uma das iniciativas incentivadoras de políticas públicas para o setor é a “Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência”, uma plataforma criada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE, que reúne em um sistema de BI – Business Intelligence, dados censitários e informações sobre a pessoa com deficiência organizados nas áreas de educação, saúde, emprego e renda desenvolvimento social, entre outras.

Essa ferramenta pode ser acessada no endereço www.basededadosdeficiencia.sp.gov.br e é um instrumento para a indução de políticas públicas. Aprofundar em sua funcionabilidade é importante para que os municípios realizem estudos, aprimorem suas ações e possam adotar em conjunto com o Estado novas ações inclusivas.

Ao visitar a plataforma você acessa dados organizados e integrados sobre as pessoas com deficiência no Estado de São Paulo, o que alimenta os estudos das prefeituras que lutam por programas para atender as pessoas com deficiência. Este é um canal importante em nosso trabalho junto aos municípios, pois além de solicitar convênios as cidades conseguem estudar a demanda e criar projetos com o Estado para atender diretamente o segmento com foco e objetividade.

A ferramenta tem ainda outro papel importante pois é uma fonte extremamente enriquecedora e fundamentada de estudos para os pesquisadores e profissionais interessados na causa. Funciona também como um instrumento de monitoramento do progresso das políticas relacionadas a deficiência e da implementação da convenção internacional dos direitos da pessoa com deficiência.

Além de celebrar com as pessoas portadoras de deficiência as ações para ampliar os programas que garantam mais oportunidades, seguimos lutando junto aos municípios para que mais que informações úteis seja este um processo para tomada de decisões que estabeleçam como prioridade os direitos desses cidadãos que são exemplo de luta, garra e trabalho para toda a sociedade.

Juntos somos mais fortes!

0 Reviews

Relacionados