Diabetes, Saúde Cardíaca e Exercícios

 Diabetes, Saúde Cardíaca e Exercícios
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

 

No Brasil, mais de 13 milhões de pessoas possuem Diabetes segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes – SBD, podendo provocar doenças Cardiovasculares nessa população.

Devido a diabete, dobra o risco de Infarto do Miocardio nessa população, sendo até 80% desses pacientes com Diabetes Tipo 2, morrem por causas relacionadas segundo a International Diabetes Feredation – IDF.

A Diabetes Tipo 1 é mais comum em crianças e adolescentes, sendo uma doença autoimune onde as células B pancreáticas não produzem a insulina e na Diabete Tipo 2, é o mais comum na população, está associada a outros distúrbios metabólicos como o aumento de peso corporal relacionado a gordura e baixo nível de contração muscular e pode aparecer entre os 30 e 50 anos de idade.

Os perigos da Diabetes à saúde passa obrigatoriamente por um controle da glicemia através da alimentação saudável, atividade física, realizar exames periódicos, medicações prescritas por Médico e não fumar.

Um artigo publicado no Bristish Journal of Sports Medicine em 17 de Junho deste ano, relaciona o controle glicêmico com a prática de atividade física e a saúde cardíaca mostrando que na Diabetes Tipo 1 e 2.

A prática de atividade física pode mudar conforme o horário para os diabéticos, as pessoas que possuem risco de diminuir o nível glicêmico após a atividade física, recomenda-se exercícios matinais e para aqueles com risco de hiperglicemia, os exercícios vespertinos e noturnos são os horários mais indicados.

A Musculação Terapêutica é uma atividade eficiente e segura para os diabéticos que em geral tem essa função de contração muscular muito baixo tornando o indivíduo mais fraco para realizar as tarefas diárias e impossibilitando o regulação glicêmica realizada pelos músculos que captam a glicose do sangue durante a contração muscular na atividade física.

O comportamento sedentário na pessoa com Diabete deve ser inibido e incentivado a prática de atividade física o mais rápido possível realizando todos os controles glicêmicos antes e após os exercícios sendo importante dar início ao fortalecimento muscular para ativar a função do musculo de captar a glicose do sangue e assim auxiliar na diminuição dos níveis glicêmicos durante o dia.

 

Forte abraço, cuide-se bem e conte comigo!

Fonte: https://www.diabetes.org.br/publico/complicacoes/complicacoes-do-diabetes;

https://bjsm.bmj.com/content/55/13/709

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados