Deputado Cezar faz projeto para consumo consciente de água

 Deputado Cezar faz projeto para consumo consciente de água
Compartilhe essa matéria

Neste mês de julho, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo o projeto de lei nº 437/2021, de autoria do deputado estadual Cezar que institui a Campanha Permanente de Conscientização sobre o uso da água no âmbito do Estado de São Paulo. A medida visa promover ações educativas para informar a população sobre sua utilização adequada dos recursos hídricos.

Segundo o deputado Cezar, é importante destacar à sociedade os alertas de especialistas, da ciência e de órgãos públicos como o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a ANA (Agência Nacional de Água e Saneamento). “Dados alarmantes de desmatamento e do impacto da perda de florestas nativas no equilíbrio dos recursos hídricos são apontados todos os dias por especialistas que alertam para o risco de escassez. São necessárias políticas públicas para evitar que os reservatórios sofram colapso”, disse o parlamentar alertando para o risco iminente de apagão no abastecimento de água e na energia elétrica.

A propositura prevê uma Campanha Permanente de Conscientização sobre o uso da água com a definição do conteúdo e a forma de publicidade a cargo dos órgãos competentes do Poder Executivo. A iniciativa vai incentivar campanhas de alerta sobre a escassez eminente dos recursos hídricos e programas com ações sustentáveis para despoluição dos rios, desassoreamento dos mananciais e uma rotina sem desperdício de água. “O objetivo é informar e conscientizar a população sobre a situação crítica que estamos enfrentando e incentivar ações e programas para preservação”, disse o deputado.

De acordo com artigo publicado no Ecoa Uol, nesta semana, o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM) emitiu alerta de emergência hídrica para o período de junho a setembro para a Bacia do Rio Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. A publicação informa que é a primeira vez que o órgão emite um alerta desta natureza, com reforço de outros centros internacionais de análise climática. “O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Ministério de Minas e Energia também apontaram que essa é a pior seca da série histórica dos últimos 111 anos”, completou o artigo.

 

 

0 Reviews

Relacionados