Demutran realiza ação educativa de segurança no trânsito em colégio de Alphaville

 Demutran realiza ação educativa de segurança no trânsito em colégio de Alphaville
Compartilhe essa matéria

 

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana de Barueri (SSMU), por meio do NET- Núcleo de Educação para o Trânsito, órgão do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), realizou na segunda-feira, dia 22, uma ação educativa sobre segurança no trânsito para 69 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Adventista, em Alphaville.

 

Seguindo as normas de combate à pandemia, os agentes retomaram as atividades do Programa de Educação para o Trânsito, com a equipe pedagógica do Demutran, tendo como tema “Amiguinhos do trânsito”. E a ação recebeu elogios: “Ficamos contentes, felizes, honrados de certa forma. É um projeto muito bom e futuramente, evidentemente, esperamos continuar participando, se Deus quiser”, destacou Antonio Acleto Amaral, diretor do Colégio Adventista de Alphaville.

 

O educador é mestre em Ciências na Área de Tecnologia Nuclear – Aplicações (IPEN/ USP – SP) – 2011, e co-autor de “Química para o Ensino Médio do Sistema Interativo de Ensino” e de livros como: “Descobrindo os Fenômenos Químicos”.

 

Na ação, em Alphaville, o Núcleo de Educação para o Trânsito se fez presente com o diretor Jaime Santos e agentes como Emanuel Assis, Estela Guimarães e Américo Guimarães. Com a equipe, os estudantes participaram de simulado, teatro com bonecos, andaram de bicicletas em minipista sinalizada com placas, semáforos e faixas de pedestres.

 

Numa linguagem adequada para crianças, os agentes do Demutran orientaram os alunos sobre os cuidados no trânsito, como o uso do cinto de segurança e da cadeirinha, atenção à sinalização e travessia segura. Além da aprendizagem, os estudantes receberam uma minicarteira de habilitação, contendo dados pessoais da criança e foto – documento que lembra uma CNH verdadeira

 

Consciência e responsabilidade

 

O programa de segurança no trânsito tem sido desenvolvido em Barueri desde 2013, por meio de eventos, em pontos estratégicos da cidade, em empresas, instituições e para os alunos das escolas da rede municipal de ensino. O intuito é formar cidadãos mais conscientes e responsáveis, sobretudo no trânsito.

 

“Parabéns pela ideia. Muito bacana, a forma como o projeto foi apresentado às crianças – desde a parte de explicações a respeito das normas, das regras, das leis de trânsito. Todo o desenvolvimento do programa é feito realmente com carinho e muito capricho”, ressaltou o diretor do Colégio Adventista de Alphaville, que agradeceu à prefeitura, por meio do Demutran, por disponibilizar uma equipe, segundo ele, “bem preparada e equipada”.

 

Aprendizado!

 

Para Antonio Acleto Amaral, quem dera se todas as aulas e todos os assuntos pudessem ser de forma prática. “São lições, aprendizados que eles (alunos) vão levar para a vida. O resultado disso é formar de fato uma população mais preparada para conviver no trânsito, de forma harmoniosa, que respeite, principalmente, o outro”, avaliou o diretor.

 

O diretor acrescenta também que a criança pode ser uma voz na mente dos pais quando os mesmos estiverem dirigindo. “Certamente vão se lembrar das lições que aprenderam e irão alertá-los” Créditos fotos – Ricardo Santos / Secom

0 Reviews

Relacionados