Democracia: o que podemos celebrar?

 Democracia: o que podemos celebrar?
Compartilhe essa matéria

O dia da Democracia é celebrado no dia 15 de setembro. Data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), desde 2007, como forma de lembrar a Declaração Universal de Democracia, representada nesta data por 128 países.

A Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos, exer decendo o poder da governo.

A palavra “democracia” nasceu na Grécia, na cidade-Estado de Atenas, sendo composta pelos radicais “demos” e “kratos”, que significam, respectivamente: “povo” e “governo”.
Em linhas gerais, a democracia é definida, desde a antiga Grécia, como “governo do povo”, ou “governo popular”, em contraposição a outras formas de governo, que remontam à Idade Antiga, como a aristocracia, a monarquia, a diarquia, a tirania, a oligarquia, entre outros. Entretanto, quando pensamos em democracia no mundo contemporâneo, algumas nuances devem ser feitas.

A nossa democracia contemporânea é considerada indireta, porque as decisões não são tomadas por cada um de nós, mas sim por representantes que elegemos.

Sabemos que para ela funcionar bem é necessário ter representantes responsáveis e um processo eleitoral confiável; a democracia é irmã gêmea da cidadania, onde o cidadão goza de todos seus diretos democráticos.

Diante de toda a história aqui contemplada, podemos dizer que, qual é o papel dela juntamente aos profissionais da imprensa?

Pelo o mundo a fora, são destinados inúmeros  capítulos que nos fazem refletir: o que devemos comemorar com a data de hoje?

0 Reviews

Relacionados