Críticas: Porque é tão difícil lidar com elas?

Compartilhe essa matéria

 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Ser criticado faz parte do nosso cotidiano, algumas críticas podem ser construtivas nos ajudando a evoluir. Outras podem ter um efeito devastador, fazendo com que percamos o controle dos nossos sentimentos e emoções.

Dessa forma precisamos estar sempre, preparados para lidar com elas, agindo com serenidade e respeitando sempre a nossa autoestima.

As críticas construtivas nos ajudam a analisar e modificar nossos comportamentos, mas apesar de ser transmitida com o objetivo de ajudar, muitos ainda tem dificuldade de receber e assimilar. O que faz com que não surta o efeito desejado por aquele que teve a intenção de colaborar.

Já as críticas destrutivas são aquelas feitas de maneira incorreta e indelicada, com ofensas, acusações sem fundamento e sem qualquer contribuição para o nosso crescimento e amadurecimento. Um exemplo atual são as redes sociais aonde conhecidos e desconhecidos se bombardeiam com acusações em série, inconvenientes e degradadoras que em nada agregam a vida alheia.

O problema é que além de serem desnecessários, tais julgamentos causam raiva, culpa e desmotivação, já que a forma com que são passados não nos ajudam á produzir mudanças produtivas e satisfatórias.

De modo geral relacionamos qualquer tipo de critica á um ataque pessoal e a nossa reação inicial é se colocar na defensiva, quando a melhor opção é reagir de forma assertiva tendo como ponto principal a reflexão de que nem sempre o argumento recebido é proveniente de alguma falha, e sim um ponto de partida para mudanças positivas.

Devemos ter em mente de que se trata apenas de uma opinião, não é necessário provar nada e sim aprender, planejar e executar comportamentos que nos ajudem a evoluir e nos motivem para alcançarmos uma existência bem sucedida.

Para lidar bem com as criticas, a chave do sucesso está na escuta ativa e na gestão do discurso interno, assim podemos desenvolver uma resposta inteligente e assertiva diante de qualquer adversidade.

0 Reviews

Relacionados