Cotia recebe competição “Força Bruta” que reunirá competidores do Brasil, Bolívia, Estônia e Rússia, neste domingo (7)

 Cotia recebe competição “Força Bruta” que reunirá competidores do Brasil, Bolívia, Estônia e Rússia, neste domingo (7)
Compartilhe essa matéria

A competição será em Cotia (SP), com transmissão ao vivo no Esporte Espetacular (TV Globo)

Evento de atletismo de força, mundialmente conhecido como strongman, o Força Bruta chega à oitava edição neste domingo (7). A competição será em Cotia (SP), com transmissão ao vivo no Esporte Espetacular (TV Globo). Nesta edição, excepcionalmente, não haverá público. Os homens mais fortes do mundo se apresentam na competição que, rapidamente, caiu nas graças do público brasileiro, por conta de todo show físico apresentado pelos competidores. Quatro países estão representados na disputa: Brasil, com o paulista Tiago Aparecido, Bolívia, com Cristian Quiroga, Estônia, de Rauno Heinla, e Rússia, de Mikhail Shivlyakov.

Atual campeão do evento, Mikhail Shivlyakov é o homem a ser superado em Cotia. O russo de 40 anos, 1,87 m e 145 kg, já conquistou diversos títulos do esporte em seu país. Shivlyakov destaca-se também por ter no currículo conquistas de expressão, como o Arnold South Africa Pro Strongman, em 2018, e o vice-campeão do Arnold Australia Pro Strongman, no ano anterior.

“Eu amo o Brasil. Já são alguns anos vindo ao País para competir em disputas de strongman. Enquanto onde eu moro está realmente frio nesta época, aqui temos bastante calor e mas gosto muito disso. Sei que o evento terá transmissão na televisão, então peço para que torçam por mim na manhã de domingo”, destaca o competidor russo.

Com 1,83 m de altura e 140 kg, Rauno Heinla tem 38 anos e foi seis vezes o homem mais forte da Estônia. Já conquistou o título do Arnold Brasil Pro Strongman Champion e do Arnold Classic Austrália, ambos em 2018. Tem um bicampeonato na Lituânia, além do terceiro lugar no World Deadlift Championship de 2015, com 435 kg. Rauno promete fazer frente aos adversários na competição.

“Estou muito animado por retornar ao Brasil outra vez. Eu amo o clima daqui, é um país bem legal. Minha expectativa é alta para competir domingo no Força Bruta, porque já são vários meses sem competições. Finalmente voltarei a disputar um torneio, em um lugar tão bonito como aqui. Conto com a torcida de todos”, comenta o estoniano.

O boliviano Cristian Quiroga, de 29 anos, 1,88 m e 161 kg, e o brasileiro Tiago Aparecido, com 36 anos, 1,79 m e 135 kg, estão entre os maiores destaques do strongman sul-americano nas últimas temporadas. Quatro vezes campeão sul-americano, o paulista Tiago Aparecido, de Biritiba-Mirim, tem a seu favor uma participação no Força Bruta em 2018, além do fato de estar competindo em casa.

Cotia, a casa do Força Bruta

Em oito edições, esta será a quarta disputa consecutiva do Força Bruta em Cotia. Após três anos na Praça da Matriz, chegou a vez do Parque Teresa Maia, na região da Granja Viana, sediar o evento. O local tem mais de 23 mil metros quadrados de área verde, um lago abastecido por nascentes do lugar, e deve contrastar com toda a adrenalina, provas desafiadoras e a verdadeira força bruta da competição.

“Cotia é uma cidade muito plural: temos verde em todas as regiões, áreas preservadas, a pujança e diversidade de lazer e gastronomia da Granja Viana, a força comercial de Cotia e ficamos muito felizes em recebermos eventos importantes, com mas destaque internacional, como o Força Bruta pelo quarto ano seguido”, disse o prefeito Rogério Franco.

As provas serão como nas edições anteriores, o Força Bruta terá três provas para a definição do campeão do torneio. A primeira, a medley, com o famoso três em um. Cada atleta vai iniciar carregando a Corrente, com o peso de 300 kg, por um espaço de 10 metros. Em seguida, será a vez do Dead Lift (levantamento de peso), onde farão quatro repetições com peso total de 320 kg. A primeira prova encerra-se com o Power Stairs, em que os participantes terão que subir cinco degraus, elevando até o último “andar” um peso de 200 kg.

A segunda prova, a do barril (Keg Toss), porque a cada competidor terá que jogar oito barris, de 20 a 26 kg, por cima de uma barra de cinco metros de altura. O campeão do Força Bruta 2021 será definido na prova do Caminhão, em que cada atleta terá que puxar um caminhão por 10 metros de distância. Mas vence esta última disputa aquele que terminar a tarefa no menor tempo.

Evento com transmissão ao vivo e sem público

A oitava edição do Força Bruta, com transmissão ao vivo da TV Globo, a partir das 10h, porque faz parte da programação do Esporte Espetacular e, excepcionalmente, não terá mas presença de público neste ano, devido a pandemia da Covid-19.

O Força Bruta 2021 tem os patrocínios de Rexona, Piracanjuba, Dorflex, Nissan, Atlhetica Nutrition, Reign Body Fuel e Magnum, e conta com o apoio da Prefeitura de Cotia e Hotel Alpino. A realização do evento é da Savaget & Excalibur Promoções e Eventos.

0 Reviews

Relacionados