Conhecer para não esquecer a Doença de Alzheimer

 Conhecer para não esquecer a Doença de Alzheimer
Compatilhe essa matéria

No próximo dia (21) será um alerta para o Setembro Violeta, dia Mundial da Doença de Alzheimer.A data instituída pela Associação Internacional do Alzheimer (ADI). A doença do córtex cerebral foi apresentada em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915).

A Gerontóloga Jessyka Bram, explica que o Alzheimer é considerada o tipo mais comum de demência, correspondendo a aproximadamente 60% dos quadros demenciais entre idosos e que no Brasil, estima-se que dos 6,62% de idosos com demência, aproximadamente 4% tem a doença porém, estes dados não são precisos, uma vez que muitas pessoas são subdiagnosticadas ou nem procuram unidades de Saúde por acreditarem que os sinais e sintomas são comuns ao processo de envelhecimento.

Ainda, a Gerontóloga orienta para não desprezar os episódios de esquecimento que passam a comprometer as atividades do dia-a-dia tais quais: dificuldade de realizar atividades rotineiras, dificuldade de atenção na leitura ou em programa de televisão, quadros de confusão e desorientação, mudanças comportamentais de humor e dificuldades em se expressar.

“Apesar de ser uma doença que não apresenta cura e por afetar mais a população idosa, a Fisioterapia Personalizada, através da atividade física, atua para melhorar a coordenação motora, atenuar o processo degenerativo cerebral e muscular promovendo melhora na qualidade de vida da pessoa acometida pelo Alzheimer, facilitando o convívio familiar e com cuidadores”, concluiu Jessyka Bram.

Forte abraço e cuide-se bem!

Fontes: Machado, J. C. B. (2016). Doença de Alzheimer. In E. V. Freitas & L. Py (Eds.), Tratado de Geriatria e Gerontologia (4a). Rio de Janeiro: Koogan.

SBGG. (2019, September 20). Em Dia Mundial do Alzheimer, dados ainda são subestimados, apesar de avanços no diagnóstico e tratamento da doença – SBGG. Retrieved September 8, 2020, from https://sbgg.org.br/em-dia-mundial-do-alzheimer-dados-ainda-sao-subestimados-apesar-de-avancos-no-diagnostico-e-tratamento-da-doenca/

World Health Organization. (2019). Deafness and hearing loss. Retrieved September 27, 2019, from https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/deafness-and-hearing-loss

Gerontóloga Jessyka Bram
Email: bram.gerontologia@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/gerontojessybram/?hl=pt-br
Página Facebook: https://www.facebook.com/gerontojessybram
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jessykabram/

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Write a Review

Relacionados