Comportamento Sedentário é preciso viver atualizado e ainda melhorar a atividade física diariamente

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Recentemente, em Genebra, a OMS – Organização Mundial da Saúde, divulgou novas orientações sobre a atividade física e o comportamento sedentário no mundo.

Segundo a OMS, 5 milhões de mortes por ano poderiam ser evitadas se as pessoas em todas as idades fossem mais ativas e neste ano, por causa do COVID-19, as restrições e mudanças que impactaram na vida de cada no mundo todo, esse número de mortes, provoca enormes prejuízos financeiros globais.

Estima-se que um em cada quatro adultos e quatro a cada cinco adolescentes, não praticam atividade física de maneira eficiente , isso pode custar 54 Bilhões de Dólares em Assistência Médica Direta e mais 14 Bilhões de Dólares em perda de produtividade.

Separei as principais orientações sobre as novas diretrizes da OMS para uma atividade física eficiente nas crianças, adolescentes, adultos, idosos, pessoas com doenças crônicas e mulheres grávidas:

– são consideradas atividades aeróbicas: caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar e outras que possuem intensidades variadas.
– são consideradas atividades de força: exercícios que utilizam pesos, algum tipo de resistência ou peso do próprio corpo.
– o nível de intensidade leve, moderada ou vigorosa: essas intensidades irão variar conforme a capacidade física de cada um que deve ser constatada após uma avaliação individual.

Crianças/Adolescentes (entre 5 – 17 anos)

– 60 min em média de atividade ao dia com intensidade moderada a vigorosa
– durante a semana, a maior parte dessa atividade deve ser aeróbica
– pelo menos 3 dias da semana, deveria incorporar atividade aeróbica de maneira vigorosa e atividade de força que reforcem músculos e ossos
– Limitar o tempo para atividades sedentárias como videogames

Adultos (entre 18 – 64 anos)

– de 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica com intensidade moderada
– entre 75 e 150 minutos de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa
– ao menos 2 dias na semana, realizar atividades de força muscular com intensidade moderada em todos os grupos musculares
– acima de 300 minutos de atividade física aeróbica com intensidade moderada
– acima de 150 minutos de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa
– limitar atividades sedentárias substituindo por qualquer outra atividade com qualquer intensidade

Acima de 65 anos

– entre 150 e 300 minutos de atividade física aeróbica com o intensidade moderada
– entre 75 e 150 minutos de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa
– ao menos 2 dias da semana, realizar atividade física para fortalecimento muscular com intensidade moderada em todos os grupos musculares
– ao menos 3 dias da semana, atividades que trabalhem o equilíbrio funcional e força com intensidade moderada
– mais de 300 minutos de atividade física aeróbica com intensidade moderada
– mais de 150 minutos de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa
– limitar atividades sedentárias substituindo por mais atividade física com qualquer intensidade

Mulheres Grávidas/Puerpério

– 150 minutos de por semana de atividade física aeróbica com intensidade moderada
– incorporar atividades aeróbicas e fortalecimento muscular
– limitar atividades sedentárias substituindo por mais atividade física com qualquer intensidade

Pessoas com Doenças Crônicas (a parir se 18 anos)

– entre 150 e 300 minutos de atividade física aeróbica com intensidade moderada
– entre 75 e 150 minutos de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa
– ao menos 2 dias na semana de atividade física para fortalecimento muscular com intensidade moderada em todos os grupos musculares
– ao menos 3 dias na semana de atividade física priorizando o equilíbrio funcional e treino de força com intensidade moderada
– mais de 300 minutos de atividade física aeróbica com intensidade moderada
– mais de 160 minutos de atividade física aeróbica com intensidade vigorosa
– limitar atividades sedentárias substituindo por mais atividade física com qualquer intensidade

É importante consultar um médico para atestar e liberar a realização de qualquer atividade física, desta forma, o exercício será mais eficiente e seguro.

A atividade física realizado de forma personalizada, traz benefícios, evita lesões, promove bem-estar e traz mais vida aos anos de vida.

Forte abraço e cuide-se bem!

Fonte: http://www.paho.org/pt/noticias/26-11-2020-oms-lanca-novas-diretrizes-sobre-atividade-fisica-e-comportamento-sedentario

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/337004/9789240014817-spa.pdf

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro na ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
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