Carrefour Osasco promove campanha de reciclagem de máscaras e luvas utilizadas na pandemia

 Carrefour Osasco promove campanha de reciclagem de máscaras e luvas utilizadas na pandemia

Todo mundo já sabe que precisamos usar máscaras para nos protegermos nessa pandemia. Mas, o que poucos sabem é como descartar corretamente esses materiais e outros itens de segurança.

Você sabia que o TNT, por exemplo, material do qual é feito grande parte das máscaras atualmente, leva no mínimo 400 anos para se decompor na natureza? A contaminação que isso gera é tanta que esses itens além de entupir bueiros nas cidades chegam até florestas e oceanos, afetando fortemente esses ambientes. Sem contar que as máscaras, quando descartadas incorretamente, podem levar a novas contaminações do coronavírus.

Então, se você quer se proteger e dar um descarte adequado aos seus itens de segurança, já anota aí: no hipermercado Carrefour de Osasco há ponto de coleta para esses itens! De lá, por sinal, os produtos são enviados para serem transformados em lajotas plásticas, dando uma utilidade nova ao que antes seria apenas lixo.

O que eu posso descartar?

  • Máscaras: tecido, lenços, bandanas, lã, cirúrgicas, sintéticas, entre outras;
  • Luvas: plásticas, látex, tecido, entre outros;
  • Panos e Estopas: utilizados para higienização das áreas e carrinhos.

  

Como fazer o descarte correto de suas máscaras e luvas?

Antes de levar suas máscaras e luvas a uma das unidades do Carrefour, é importante que você tome algumas medidas para evitar que os itens contaminem outras pessoas, seja na sua casa ou no caminho até o mercado.

  1. Higienize suas mãos com água e sabonete. Na impossibilidade disso, use álcool-gel 70%;
  2. Retire a máscara pelo elástico, sem tocar no material dela;
  3. Coloque o item em uma embalagem plástica ou de papel e feche-a;
  4. Higienize suas mãos novamente com água e sabonete.

Vale lembrar que, caso você use máscaras reutilizáveis de pano, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o item seja lavado no máximo até 30 vezes. Após isso, faça o descarte normalmente em uma das unidades do Carrefour.

  

Qual é o caminho seguido por sua máscara quando descartada corretamente?

  1. Você descarta suas máscaras e luvas nos recipientes devidamente identificados, nas lojas do Carrefour;
  2. A loja solicita a coleta desse material por meio de uma plataforma própria;
  3. Uma equipe treinada para a coleta desse material realiza, além da retirada, a limpeza do ponto de entrega;
  4. O material coletado é transportado até uma unidade onde o haverá a reciclagem dos itens descartados. Nesse processo, apesar de haver regulação permitindo a gestão desse tipo de resíduo como “Não Perigoso”, foram adotados protocolos de gestão de Resíduos Perigosos;
  5. Já no processo de transformação, a extrusão eleva a temperatura a níveis capazes de inertizar possíveis vírus presentes nos materiais;
  6. A alta temperatura também derrete o material que assim completa o processo de economia circular: luvas, máscaras e panos de higienização são transformados em lajotas de piso plásticas;
  7. A lajotas podem ser utilizadas em projetos urbanísticos, de diferentes maneiras.

 

Mas, odo o sistema de reciclagem é resultado de uma parceria do Carrefour com a BR+10, empresa de gestão e licenciamento ambiental. O projeto busca garantir a segurança do processo de reutilização desses materiais, ao mesmo tempo em que ajuda o nosso planeta a ser mais sustentável.

Serviço

Pontos de coleta para reciclagem de máscaras, luvas e outros itens utilizados na prevenção de COVID-19.

  1. Carrefour Hiper Osasco

Avenida dos Autonomistas, 1542 – Osasco – SP

 

  1. Carrefour Hiper Pinheiros

Avenida das Nações Unidas, 15187 – São Paulo – SP

  1. Carrefour Hiper Anália Franco

Avenida Regente Feijó, 1759 – São Paulo – SP

  1. Carrefour Hiper Butantã

Avenida Professor Francisco Morato, 2718 – São Paulo – SP

  1. Carrefour Hiper São Caetano do Sul

Rua Aquidaban, S/N – ABC – SP

  1. Carrefour Hiper Pamplona

Rua Pamplona, 1704 – São Paulo – SP

 

Sobre a BR+10

Fundada em 2002, a BR+10 Ambiental é uma empresa de prestação de serviços em gestão e licenciamento ambiental. Com atuação em todo o Brasil a BR+10 realiza diagnósticos, implanta e gerencia projetos ambientais nas áreas de gestão de resíduos, emissões atmosféricas, recursos hídricos, energia e Licenciamento Ambiental. O foco da empresa é evitar custos e garantir a operação eficiente nas unidades de seus clientes, sejam eles operadores do varejo ou da indústria.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera.

Então, a companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, então, promovendo o movimento Act For Food.

Porque no mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, então, lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda mais em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.

Relacionados

SE INSCREVA PARA RECEBER NOTÍCIAS E BOLETINS EXCLUSIVOS