Você sabe o que é a Caquexia?

 Você sabe o que é a Caquexia?
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Dando continuidade sobre os tipos de Câncer e seus tratamentos, o INCA – Instituto Nacional de Câncer, aponta que apesar de raro, apenas 1% do total de casos, os homens também podem ter Câncer de Mama.

O Câncer traz vários distúrbios a saúde e uma delas é a Caquexia que é a perda marcante de peso, de massa muscular e de gordura nas pessoas acometidas pelo Câncer e outras doenças que são muito agressivas ao organismo.

A caquexia afeta diretamente e negativamente a qualidade de vida dos pacientes reduzindo também a eficácia do tratamento de quimioterapia aumentando o número de mortes.

Uma pesquisa realizada pelo Jornal Câncer Management and Research ( Jornal do Câncer Gestão e Pesquisa ) de 09 de Julho de 2.020, caquexia é responsável por até 20% das mortes relacionadas ao Câncer.

Atenuar a caquexia em pacientes com Câncer abrange diversas condutas envolvendo medicações que auxiliam na manutenção do peso e da massa muscular, nutrição adequada, acompanhamento psicológico e atividade física individualizada e personalizada conforme o estágio da doença.

Sabe-se que durante a realização de alguma atividade física, o ato de contrair e relaxar os músculos, libera vários hormônios e subsistências na corrente sanguínea que atuam diretamente no bem-estar físico e mental.
Agindo localmente e a distância, a atividade física contribui para diminuir os efeitos da caquexia em pacientes com Câncer desde que seja elaborado um programa de exercícios de acordo com as condições individuais tendo como objetivo manter as funções musculares, articulares, respiratórias e cardíacas.

A atividade física em pacientes com Câncer, traz benefícios a médio e longo prazo diminuindo a sensação de cansaço, mantendo a qualidade de vida e a independência por muito mais tempo.

Forte abraço e cuide-se bem!

Dr.Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rm_fisiopersonal
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

Fonte: Cancer Cachexia: Definition, Staging, and Emerging Treatments; Cancer Manag Res. 2020; 12: 5597–5605.  Published online 2020 Jul 9. doi: 10.2147/CMAR.S261585 / Cancer Cachexia: Definition, Staging, and Emerging Treatments

0 Reviews

Relacionados