Câncer de Próstata – prevenir é a melhor solução!

 Câncer de Próstata – prevenir é a melhor solução!
Compartilhe essa matéria

Olá, tudo bem com você?

Continuando a orientar sobre o mês Novembro Azul, na minha coluna desta semana, falarei sobre a importância de realizar os exames preventivos para o Câncer de Próstata.

A partir dos 50 anos, é importante que todo homem acrescente os exames de toque retal e dosagem de PSA tendo como objetivo, detectar precocemente o Câncer de Próstata.

Antes de realizar esses exames, vale lembrar alguns sinais que mesmo não tendo idade superior a 50 anos, os homens, devem ficar atentos e procurar um médico para realizar uma investigação mais detalhada se tiver dificuldade de urinar, demorar em começar e terminar de urinar, observar sangue na urina, diminuição do jato de urina ou, ter a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses sintomas, podem ser causados por um aumento natural e benigno da próstata que afeta mais da metade dos homens com mais de 50 anos ou por uma inflamação na próstata.

Na presença desses sintomas, é importante consultar um médico para investigar as causas através de dois exames inicialmente:

– Exame de PSA que irá medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, que em níveis altos, pode significar o Câncer ou uma doença benigna.

– Exame de Toque Retal que permite ao médico, com o dedo protegido por luva e lubrificante, avaliar o tamanho, forma e textura da próstata em suas partes posterior e lateral.

A confirmação da doença é realizada através de biópsia, onde são retirados pequenos pedaços da próstata para análise em laboratório quando há constatação do médico de alguma alteração nos exames realizados anteriormente.

Além dos exames preventivos, procurar saber do histórico familiar sobre algum tipo de câncer, adotar práticas de alimentação saudável, controlar o peso corporal, praticar atividade física regularmente, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso, também são medidas preventivas não somente contra o câncer mas em diversas doenças.

Forte abraço e cuide-se bem!

Fonte: www.inca.gov.br/ufu.sti.inca.local/files//media/document//cartilha_cancer_prostata_2017.pdf
https://www.inca.gov.ver/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata

Dr. Robson Gonçalves Mailho Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159-F
Cel: 11 98556-7434
Membro ABRAFIGE – Associação Braseira de Fisioterapia em Geriátrica
Qualified Professional na Silver Ocean 60+
Instagram: @rgmfisio
Facebook: Robson Gonçalves Mailho
LinkedIn: Robson Mailho

0 Reviews

Relacionados