Câncer de Mama: A Cura começa pela prevenção e pelo acolhimento psicológico

 Câncer de Mama: A Cura começa pela prevenção e pelo acolhimento psicológico
Compartilhe essa matéria

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Anualmente, o Outubro Rosa é realizado nos quatro cantos do planeta. O movimento foi criado no inicio da década de 1990, nos EUA pela fundação Susan G Komen For The Cure, com o intuito de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância do autoexame e diagnóstico precoce, proporcionando um maior acesso aos serviços do tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

A realização periódica da mamografia é o fator principal para a prevenção, pois quando identificado no seu inicio pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos, além diminuir significativamente a retirada dos seios (Mastectomia).

Os números do câncer de mama comprovam a importância da atenção com o tema. Em média 2 milhões de mulheres são diagnosticadas com essa patologia no mundo. O que corresponde em média 25% de casos novos a cada ano. Esse percentual e de 29% entre as brasileiras.

A Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou a campanha “Quanto antes melhor” visando chamar a atenção quanto a adoção de um estilo de vida saudável para deter doenças. A SBM quer reforçar que há muita vida após o câncer de mama, principalmente neste momento em que o rastreamento e o tratamento foram prejudicados, e ainda, estão sendo retomado sem decorrência da Pandemia de Covid-19, esse fator gerou a queda de 50% no número de mamografias somente esse ano no Brasil.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados mais de 66 mil novos casos em 2020.

Outro fator extremamente importante no contexto do câncer de mama é a condição emocional que a neoplasia gera. O diagnóstico positivo repercute intensamente na condição física, social e psicológica da mulher.

Para Andreza Balthazar, Psicóloga,  Master Coach e Especialista em Desenvolvimento Humano e Carreira pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, a descoberta do câncer de mama abala intensamente o emocional e a identidade feminina, dado a mama um órgão que está relacionado á feminilidade na sua essência e a mutilação da mesma gera a perca da autoestima e da representatividade como mulher e mãe.  “O abalo psicológico é intenso e a mulher não se identifica mais com o próprio corpo. Sendo que, muitas vezes a mesma negada pelo próprio parceiro. Por todas essas razões o acolhimento familiar juntamente com o acompanhamento psicológico são extremamente relevantes para a cura e reconstrução da imagem perdida”, destacou.

Portanto, nada é mais importante para elevar uma mulher que passa por esse processo tão delicado do que a empatia ligada a uma rede de apoio, na qual a mesma possa se ancorar.  Toda mulher tem motivos para se orgulhar do próprio corpo e de si mesma. Afinal, vencer grandes batalhas nos faz mais fortes.

Todos os anos, nesse período são realizados eventos para informar e aproximar a sociedade sobre a causa.

Confira abaixo, a programação artística e cultural que a Casa das Rosas propõe no Outubro Rosa:

As atividades desenvolvidas pelo movimento Coletivo Pink apresentam olhares diversos sobre o câncer de mama e procuram dar voz a quem enfrenta a doença. A programação é composta por serviços, oficinas, debates e um festival de artes, com atividades de teatro, cinema e música.

De 08 á 13/OUT
Tema: Pensando e Racionalizado sobre câncer de mama e metástase – Mente e informação
– Oficina de fotografia para celular
– Escrita criativa

De 15 á 20/OUT
Tema: Emoções e saúde – Qual é o impacto desse aspecto no tratamento e na recuperação da paciente?
– Oficina de feltragem
– Danças circulares

Coletivo Pink – Por um Outubro Além do Rosa
Local: Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo (Metrô Brigadeiro)
Quando: De 1º a 20 de outubro
Horário: terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 10h às 18h
Inscrições e informações: www.coletivopink.com.br

0 Reviews

Relacionados