Câmara de Osasco incentiva valorização do primeiro emprego

 Câmara de Osasco incentiva valorização do primeiro emprego
Compartilhe essa matéria

Quinze estagiários prestam serviços em diversos setores do Legislativo

Incentivar a promoção do primeiro emprego para jovens tem sido um dos debates promovidos pelos parlamentares da Câmara Municipal na atual legislatura, que entrou em seu segundo ano de mandato. Atualmente 15 jovens, entre estagiários do CIEE (Centro de Integração Escola Empresa) e da JUCO (Juventude Cívica de Osasco), prestam serviços no Legislativo em vários setores da Casa.

Para a vereadora Ana Paula Rossi (PL), promover a experiência do primeiro emprego é fundamental para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho. “É fundamental que a gente tenha estagiários, já que isso é muito importante para eles. Já encontramos jovens que tiveram essa experiência e que nos contaram que passaram em concursos. Essa iniciativa de promover as primeiras experiências é muito positiva”, declarou.

Criada em 2021, através de Projeto de Resolução, a Frente Parlamentar pela Geração de Emprego, Trabalho, Renda e Desenvolvimento Econômico tem como uma das metas, “formular, de forma colaborativa com os setores governamentais e não governamentais, projetos e políticas que apoiem atividades de Estágio, Primeiro Emprego e Jovem Aprendiz, além da formação e capacitação em áreas consideradas novas e associadas à tecnologia”. Segundo a presidente da Frente, Elsa Oliveira (Pode), em 2022 começam os trabalhos efetivos da Frente e, durante a 1ª Sessão Ordinária do ano, realizada na terça-feira (7), a parlamentar pediu suporte e apoio dos secretários presentes.

Na ocasião, Josias da Juco (PSD) aproveitou para solicitar ao secretário de Administração, Cláudio Monteiro, que fosse verificada a possibilidade de abrir vagas de estágio para estudantes e técnicos na área de farmácia. “Temos dificuldades para ter profissionais nas farmácias das unidades. Em muitas, em algumas vezes o atendimento é interrompido porque não tem funcionário. Pode ser que um estagiário, qualificado na área, nos ajude a minimizar esse problema”, afirmou o vereador.

Tanto Josias da Juco quanto Elsa Oliveira comemoram a aprovação do acesso ao restaurante do servidor, por parte dos trabalhadores do programa Recomeçar e de menores aprendizes.  A Lei nº 5.152, de 03 de dezembro de 2021, que disciplinou a reestruturação do Restaurante Municipal do Servidor, estendeu o benefício aos estagiários de níveis médio ou superior, formalmente contratados pela Administração, e também aos beneficiários do Programa Operação Trabalho – Recomeçar.

CIEE no Portal do Trabalhador

O Portal do Trabalhador, localizado na região central de Osasco, R. Fiorino Beltrano, 300, conta com um posto do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e todas as segundas, terças e quartas-feiras oferta vagas de estágio para estudantes, além de promover buscas de vagas de trabalho para menores aprendizes, entre outros serviços. Foto: Robson Cotait

0 Reviews

Relacionados