Bela, mais bela! Alimentos poderosos da saúde da mulher

 Bela, mais bela! Alimentos poderosos da saúde da mulher
Compartilhe essa matéria

 

Por Cristiane Marcontonio

Nesta semana, que comemoramos o Dia da mulher, o JDROeste, foi “bater um papo” com a digital influencer Bela Zaniquelli, que traz sempre novidades do mundo da moda, comportamento e saúde.

Bela vem iniciando um trabalho de reeducação alimentar com a Dra. Daniela Fernandes – Nutricionista Clínica Esportiva Funcional e Fitoterapeuta, que mostra a importância de mantermos o corpo com os nutrientes completos, além de lembrar que cuidar da saúde deve ser um hábito diário.

JD – Bela, conta para gente por que você foi em busca deste trabalho de reeducação alimentar e quem é a doutora Daniela?

Bela – Conheci a Dani pelo grupo de empreendedoras mulheres EMPODERA. Mas, de cara, achei que poderíamos unir nossas forças, já que temos um mesmo objetivo, que é ajudar mulheres de todas as idades a manterem e elevarem sua autoestima e saúde. Autoestima nada mais é do que o ato de se amar, que requer muito auto respeito e auto aceitação, porém sabemos que na corrida do dia a dia, esses propósitos são muito difíceis de serem alcançados.

JD – Mas, você fala de moda, beleza e comportamento nas suas páginas, você se considera uma pessoa com problema de aceitação ou baixa autoestima?

Bela – Eu demorei para entender que eu precisava cuidar de mim, porque me amo e não por conta de julgamentos externos, na verdade ainda tenho aprendido isso aos poucos. Isso é trabalha a auto estima. E é aí que a Dani entra na minha vida.

JD – Então, conta para nós, qual a sua busca com esta reeducação alimentar e o que a doutora Daniela traz para as nossas leitoras?

Bela – O meu objetivo inicial é perder gordura e ganhar massa magra, pois uma vida de sedentarismo me levou a ter um metabolismo de uma mulher de quase 50 anos, o que aos 27 não é nem um pouco bom. Para isso, vamos iniciar uma reeducação alimentar aliada a exercícios físicos, que não sejam de alta complexibilidade para mim, já que tenho muita dificuldade com essas questões.

A Dani (como eu a chamo) me apresentou de início que para mim e para todas as mulheres é super necessário ter alguns nutrientes na nossa alimentação diária, que eu vou repassar aqui para todas as mulheres.

5 NUTRIENTES FUNDAMENTAIS PARA A SAÚDE DA MULHER


Porque ter uma alimentação saudável é importante para todos, mas quando falamos em saúde da mulher alguns nutrientes são fundamentais:

PROTEÍNAS: Consumir proteínas contribui para manutenção da massa muscular e da força, garantindo um envelhecimento saudável e com autonomia. São ainda mais importantes se você costuma praticar alguma atividade física diariamente. Os ossos, cartilagens e estruturas como pele, cabelos e unhas também se beneficiam da ingestão de proteínas, principalmente o colágeno, que é responsável pela saúde e integridade dessas estruturas. Nosso próprio corpo fabrica colágeno, porém com o tempo e com os maus hábitos de vida, a produção diminui, sendo interessante a suplementação. No que diz respeito aos alimentos, carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, sementes, leguminosas e suplementos como Whey Protein devem suprir essas necessidades.

FERRO: Nós, mulheres, temos mais propensão a desenvolver anemia por conta do fluxo menstrual. Alimentos como carne vermelha, feijão, espinafre e semente de abóbora são ricos em ferro. A falta de ferro causa fadiga, dor de cabeça e queda de cabelo.

CÁLCIO: A chegada da menopausa causa nas mulheres queda na produção de estrogênio, o hormônio sexual feminino e antioxidante natural do organismo. Com isso, as chances de desenvolver osteoporose aumentam. Leite e derivados, tofu (queijo de soja), brócolis, sardinha e gergelim são fontes de cálcio. Lembrando a importância de associar atividade física e exposição ao sol para a prevenção de problemas ósseos.

FIBRAS: Consumir fibras diminui as chances de obesidade, diabetes, doenças do coração e hipercolesterolêmica, além de ajudarem na saúde intestinal, diminuindo diarreias e prisão de ventre. Isso ajuda no processo de detox e no humor, pois um intestino saudável produz serotonina, hormônio do bem-estar, o suficiente para melhorar o sono, a ansiedade e a depressão. Consuma aveia, linhaça, chia, cereais integrais e frutas diariamente.

ANTIOXIDANTES: Astaxantina, luteína, resveratrol e catequinas são compostos bioativos que preservam a saúde das células, trazendo mais vitalidade ao organismo, evitando o envelhecimento e contribuindo para o tratamento e prevenção de doenças. Inclua na sua rotina alimentos como cúrcuma, chá verde, café preto, açaí, frutas vermelhas, frutas cítricas, gengibre, chocolate acima de 70%, abacate e oleaginosas. Alimentos fonte de vitaminas A, E e C também diminuem os radicais livres. (texto de Doutora Daniela Fernandes)

Bela – É claro que precisamos lembrar que além da alimentação, a prática regular de atividade física, a boa qualidade do sono, evitar o consumo excessivo de álcool e o consumo mínimo de água diariamente, são práticas fundamentais para alcançar uma vida mais saudável. Quero lembrar, que dessa vez estou fazendo isso por mim, pela minha saúde, para me sentir bem e assim elevar minha autoestima.

“Não existe limites para uma mulher segura de si, Não existe dificuldade, Não existe tempo ruim”.
“Não espero menos de mim e muito menos de vocês que me acompanham. Por isso, as convido para embarcar nessa jornada comigo e acompanharem na minha rede, e na página do JDROeste, o meu trabalho com a doutora Daniela e os benefícios reais desta reeducação alimentar.
O que vale é Nos Amarmos e Sempre Sermos a Maior Prioridade da Nossa Vida”!

Dra. Daniela Fernandes – Nutricionista Clínica Esportiva Funcional e Fitoterapeuta – CRN3 43005
Instagram: @nutridanifernandes www.dfnutricao.com.br

0 Reviews

Relacionados