Barueri renova parceria do Programa de Educação Paralímpica

 Barueri renova parceria do Programa de Educação Paralímpica

Crédito da foto – PMB/ Secom

Compartilhe essa matéria

A cidade de Barueri, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SDPD), assinou na segunda-feira, dia 10, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), o termo de renovação de acordo de cooperação técnica do programa de Educação Paralímpica para a capacitação técnica na área da atividade física e do esporte voltada à pessoa com deficiência para os profissionais da educação física. 

Com vigência até 2024, o programa começou a ser desenvolvido em Barueri em 2019. Foi interrompido em 2020, em consequência da pandemia da Covid-19. Nesta retomada, permite que profissionais de outras áreas façam o curso Introdução ao Movimento Paralímpico.

O termo de renovação de acordo de cooperação técnica foi assinado pelo secretário da SDPD, Carlos Roberto da Silva (Professor Carlinhos), e por David Farias Costa, responsável pela coordenação do programa de Educação Paralímpica do CPB, na presença de educadores físicos e representantes das Secretarias de Esportes, Assistência e Desenvolvimento Social (Sads), Educação, Família (Sefam) e da Mulher. 

Também estiveram presentes outros envolvidos no projeto, representando a Fieb (Fundação Instituto de Educação de Barueri), a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Barueri) e o Instituto Barueri Paraolímpico (IBP).  

O objetivo do programa é difundir o movimento paraolímpico e instrumentalizar o profissional da educação física e de áreas afins.  

O secretário da SDPD, Professor Carlinhos, agradeceu aos parceiros e disse que o projeto é importante para Barueri. “É fundamental para que a gente possa trabalhar com qualidade para atender a pessoa com deficiência. Essa parceria com o Comitê vem contribuir muito. A gente não faz esporte sozinho, temos que fazer com todos. O sonho da SDPD é fazer a inclusão da pessoa com deficiência fazendo esportes em outros locais, como as Paralimpíadas Escolares”, afirmou. 

Referência em atendimento 

Formado em pedagogia e ex-presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC), David Farias Costa, que possui deficiência visual congênita, destacou que renovar o acordo de cooperação técnica com Barueri é muito importante para o Comitê. “Barueri já é referência no atendimento às pessoas com deficiência, porque permite a inclusão através do esporte. Estamos trazendo formação, cursos gratuitos para os profissionais de Barueri. A atividade física e o esporte são fundamentais para as pessoas com deficiência, pois melhoram a autoestima, contribuem para a inclusão social e outras possibilidades. Fazem com que a sociedade enxergue de uma maneira mais verdadeiramente digna”, destacou.

232 capacitados 

Antes da pandemia, a SDPD e o CPB capacitaram 232 profissionais. De dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, o programa desenvolveu o curso Movimento Paralímpico com Ensino a Distância (EaD). Já entre fevereiro e março de 2020 foi aplicado o curso presencial “Fundamentos e processo adaptativo”. 

Retomada de ações

Neste segundo semestre de 2022, o programa é retomado com dois cursos EaD: o já conhecido “Movimento Paralímpico e o novato “Classificação Esportiva Paralímpica. Presencialmente e on-line (ao vivo), os envolvidos participarão do curso Modalidades Esportivas, que compreende iniciação em Bocha, Vôlei Sentado, Goaball, Atletismo e Natação. Para o período de 2023 e 2024, está previsto o desenvolvimento das ações do Plano de Trabalho.

0 Reviews

Relacionados