Barueri recebe 1ª posição no Eixo Economia entre as cidades mais inteligentes do país

 Barueri recebe 1ª posição no Eixo Economia entre as cidades mais inteligentes do país
Compartilhe essa matéria

 

Por Aline Barros

O Município paulista ainda foi pontuado como a quinta cidade mais bem posicionada em Mobilidade e Acessibilidade, além de ficar em terceiro lugar do Ranking Connected Smart Cities 2021 entre as cidades com porte de 100 a 500 mil habitantes

Barueri é a líder no eixo Economia, de acordo com o estudo do Ranking Connected Smart Cities 2021. A cidade paulista ainda ficou em quinto lugar como a cidade mais bem posicionada no eixo Mobilidade e Acessibilidade, além de assumir a terceira colocação entre as cidades com porte de 100 a 500 mil habitantes. O primeiro lugar na classificação geral do Ranking 2021 ficou com São Paulo (SP), o segundo foi para Florianópolis (SC), seguido de Curitiba (PR) e Brasília (DF). Na quinta posição está Vitória (ES). Em sexto lugar, aparece São Caetano do Sul (SP), seguido de Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP), Niterói (RJ) e Salvador (BA).

 

O Centro de Convenções Frei Caneca sedia, entre hoje e sexta-feira, a 7a.edição do evento nacional Connected Smart Cities e Mobility, que destaca as cidades mais inteligentes do país com a apresentação do Ranking e ainda com o Prêmio Connected Smart Cities que traz 10 finalistas com negócios inovadores para as cidades. Neste ano, o evento acontece em formato híbrido, presencialmente, nesta quarta e quinta-feira, e ,de forma digital, até sexta, 03.

 

O resultado do Ranking Connected Smart Cities 2021, estudo elaborado pela Urban Systems, em parceria com a Necta, foi apresentado durante a Cerimônia de Abertura do evento para autoridades, empresários e especialistas nacionais e internacionais. O Ranking mapeia todos os 677 municípios com mais de 50 mil habitantes. O objetivo é definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil. A edição 2021 do estudo conta com 75 indicadores ( 5 a mais que o ano anterior), que atestam serviços inteligentes nas cidades.

 

O resultado é apresentado em 4 frentes: posição geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional. O estudo é composto pelos indicadores de mobilidade, urbanismo, meio ambiente, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, governança e energia, eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

 

“Nesses sete anos de atuação, a Plataforma Connected Smart Cities vem desempenhando papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação, tendo como objetivo fundamental tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria.

 

DESTAQUES BARUERI

 

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PSDB), cita que “uma cidade inteligente é aquela que consegue aliar o desenvolvimento econômico à qualidade de vida, é a cidade que utiliza seus recursos para atender às demandas da população. O Ranking Connected Smart Cities é um importante feedback que mede o alcance das nossas políticas públicas e serve como balizador daquilo que a gente ainda precisa fazer. Medir os resultados é essencial para correção e manutenção das ações”, afirma o prefeito.

 

BARUERI EM NÚMEROS

 

A cidade de Barueri mantém-se como a mais bem posicionada no eixo de Economia do Ranking Connected Smart Cities, sendo novamente a cidade com mais empregos para cada habitante em idade adulta (acima de 18 anos). São 1,41 empregos para cada residente nesta faixa etária.

 

A cidade também conta com 95,4% dos empregos formais no setor privado, e conta com 60% de toda receita municipal própria, não oriunda de repasses. Em 2021, Barueri já registra crescimento de 10,5% dos empregos, e o crescimento de empresas no último período analisado é de 2,55%. No eixo de Empreendedorismo, a cidade conta com crescimento de 8,3% no número de empresas do setor de tecnologia, e excepcional crescimento de empresas da economia criativa de 9,16%.

 

Em Saúde, os destaques ficam para a quantidade de médicos disponíveis. São 541 médicos para cada 100 mil habitantes, investimento público no setor próximo a R﹩3 mil por habitante (valor médio brasileiro na faixa dos mil reais per capita) e a disponibilização de agendamento online de consulta na rede pública de saúde. Em 2021, Barueri, além do Eixo de Economia (1ª posição no recorte do Ranking Connected Smart Cities), destacou-se ainda na 13ª colocação do recorte de Saúde e na 19ª colocação no recorte de Tecnologia e Inovação.

 

DESTAQUES RANKING CONNECTED SMART CITIES 2021

 

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os 10 mais bem colocados. Duas cidades da região Sul, e uma do Centro-Oeste também são destaques. A região Norte conta com Palmas (TO) entre as 10 mais em 2021. A capital tocantinense está na 35ª colocação no Ranking Geral.

 

Na classificação por região, Brasília (DF), no Centro-Oeste, é a 1ª colocada no Ranking. No Nordeste é Salvador (BA). Palmas (TO) representa a região Norte. São Paulo (SP) lidera no Sudeste, e Florianópolis (SC) se destaca no Sul. Jaguariúna (SP) aparece em primeiro lugar entre as cidades de 50 a 100 mil habitantes, e, de 100 a 500 mil, está Vitória (ES). Acima de 500 mil habitantes, novamente, São Paulo é a líder.

 

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities, ano a ano, vem auxiliando as cidades a entenderem o seu nível de desenvolvimento inteligente e sustentável, oferecendo parâmetros para que as cidades possam se planejar e criar estratégias para tornarem-se mais humanas e propiciar qualidade de vida a seus habitantes.

 

“A edição 2021 do Ranking, mesmo com as alterações de indicadores, trazendo alguns que refletem as soluções já implantadas, apontou que algumas cidades permanecem em posições de destaque, mostrando que estas estão no caminho de trazer qualidade de vida aos seus habitantes, enquanto outras, mesmo com alteração no estudo, permanecem distante das posições ideais e precisam olhar com atenção ao planejamento da cidade”, disse Assumpção.

 

OS VENCEDORES POR EIXO TEMÁTICO

 

O primeiro lugar em Urbanismo foi para Curitiba; Mobilidade e Acessibilidade: São Paulo (SP); Meio Ambiente: Balneário Camboriú (SC); Empreendedorismo: Curitiba(PR); Economia: Barueri (SP); Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde: Belo Horizonte (MG); Educação: Vitória (ES); Segurança: São Caetano do Sul (SP); e Governança: Niterói (RJ).

 

PRÊMIO CONNECTED SMART CITIES

 

O Prêmio Connected Smart Cities consiste em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para que as cidades possam ser mais inteligentes. A apresentação dos empreendedores e as soluções das categorias Negócios em Operação e Negócios Pré-Operacionais, assim como o anúncio dos ganhadores em cada categoria, acontece amanhã, 02, a partir das 09h.

 

Sobre o Connected Smart Cities

 

O Connected Smart Cities é a principal iniciativa do setor de cidades inteligentes e mobilidade urbana do Brasil, e um dos maiores eventos da América Latina. É realizado pela Necta e a Urban Systems e envolve empresas, entidades e governos. O evento faz parte da Plataforma Connected Smart Cities, que tem por missão encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacidades.

 

Ranking Connected Smart Cities: O estudo é desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta. Além de considerar os conceitos de cidades inteligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustentabilidade, o Ranking considera conceito de conectividade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos potenciais das cidades e sustentabilidade econômica.

 

Acesso à plataforma online de consulta ao Ranking Connected Smart Cities, a c e s s e :

Foto: Júnior Holanda / Secom

0 Reviews

Relacionados