Ative os neurônios com exercícios!

 Ative os neurônios com exercícios!
Compartilhe essa matéria

De alguma forma, as coisas no universo devem mesmo estar conectadas, você não acha?

Nesta semana, durante as minhas pesquisas para levar até você que me acompanha, trouxe um assunto com mais conhecimento e cuidado para sua saúde. Um dos meus clientes há um tempão, me enviou uma mensagem no whatsapp com uma reportagem sobre a relação entre a atividade física e a melhora da memória. Foi a conexão perfeita! Obrigado meu amigo ‘Gonzalo’ por ter me enviado essa reportagem!

Após ler a reportagem, tratei de ir buscar o assunto na fonte para vocês!

Talvez você já deve ter ouvido falar em algum lugar que os neurônios do nosso cérebro, se morrerem, não haveria como gerar novos neurônios. Os neurônios sofreriam um processo degenerativo com o envelhecimento ou por lesões cerebrais.

A bióloga da Universidade de Berkeley (EUA), Marian Diamond, realizou experimentos a respeito e em Outubro de 1964, foi publicou o seguinte artigo cientifico na revista SCIENCE: Chemical and Anatomical Plasticity of Brain: Changes in brain through experience, demanded by learning theories, are found in experiments with rats.

Em português seria algo como: Plasticidade Química e Anatômica do Cérebro: Mudanças no cérebro por meio da experiência, exigidas pelas teorias de aprendizagem, são encontradas em experimentos com ratos.

Esse estudo concluiu que o cérebro adulto era na verdade adaptável e que as características do ambiente afetavam diretamente o seu desenvolvimento e o crescimento.

O experimento com ratos, foi realizado em dois grupos, onde um grupo com doze ratos, ficaram numa gaiola grande e espaçosa com elementos onde esses ratos poderiam interagir, correr, brincar  na roda, companhia e alimentação diversificada. Enquanto o outro grupo de doze ratos, ficaram em uma gaiola pequena, isolados, sem estímulos sociais ou lúdicos como os ratos do outro grupo.

Após 80 dias, a bióloga pesquisou os cérebros dos ratos e observou mudanças relativas ao aprendizado e a memória no grupo que tinha a gaiola maior e com vários elementos. O que gerou outros estudos que observaram a importância de cada elemento no ambiente para o desenvolvimento cerebral.

A atividade física

Ela produz múltiplos benefícios a saúde física e mental sendo esses comprovados em diversos estudos em humanos e em animais contribuindo para a neurogênese, que é a reparação dos danos neurais existentes através dos estímulos promovidos pelas atividades físicas, mas como isso ocorre?

Um cérebro médio, tem cerca de 100 bilhões células cerebrais, muitas dessas, formadas antes do nascimento, outras crescem na primeira infância e com o avanço da idade, essa neurogênese diminui o seu ritmo mas não para totalmente mesmo na velhice.

Em uma pesquisa recente da Universidade de Harvard, liderada por Rudolph Tanzi, descobriu-se que uma área no cérebro chamada de Hipocampo, pode produzir entre 700 a 1.500 novos neurónios todos os dias o que mantem muitas conexões cerebrais existentes ainda ativas.

Realizar uma atividade física por oito semanas pode dobrar a geração de novos neurónios no Hipocampo, quando comparado em pessoas que não praticam exercícios.

Além da ação cerebral, o exercício aeróbio atua em enzimas do Fígado que também contribuem para essa neurogênese, portanto o exercício físico promove a aceleração da maturação das células-tronco em células adultas funcionais estimulando o principal mecanismo celular existente para a aprendizagem e a memória.

Os estudos e pesquisas continuam pois ainda não está claro que tipo de exercício funciona melhor e nem por quanto tempo é suficiente. Alguns estudos sugerem semanalmente, uma atividade moderada entre 120-150 minutos, outros estudos, sugerem a natação com uma prática completa de atividade física melhorando os processos de atenção, flexibilidade cognitiva e a memória tanto em jovens quanto em idosos.

Qualquer tipo de atividade física que promova aumento da frequência cardíaca é ideal para o seu corpo e o seu cérebro.

É muito importante que você procure um Profissional da Saúde para orientá-lo adequadamente nas suas atividades físicas, promovendo as adaptações necessárias, personalizando a sua atividade física e diminuindo os riscos de lesões.

Forte abraço, cuide-se bem, conte comigo e participe você também enviando sugestões de algum tema de saúde que leu, que tenha dúvida ou que gostaria de saber mais.

Fonte:  https://theconversation.com/el-ejercicio-fisico-puede-ayudarnos-a-crear-nuevas-neuronas-y-a-mejorar-la-memoria-166285

Dr. Robson G. Mailho – Fisioterapeuta – CREFITO-3 108.159F

Colunista do Jornal Digital da Região Oeste

Instagram: @rm_fisiopersonal

0 Reviews

Relacionados