As urnas em cidades da região oeste da grande São Paulo

Compartilhe essa matéria

Sexta vez – O prefeito de Barueri (SP), Rubens Furlan (PSDB) foi reeleito com 85,35%, ou seja, 145.377 eleitores o reconduziram para mais quatro anos de mandato. Com a vitória, esperada por políticos da cidade, Furlan exercerá o sexto mandato à frente do poder executivo municipal. Mesmo faltando muito tempo para 2024, a pergunta que fica no ar é, a cidade ficará até quando carecendo de novas lideranças para romper com o rodízio Rubens Furlan e Gil Arantes no comado da cidade?

Nova Liderança? – Ainda em Barueri, a pessebista Mari Tavelli (PSB) ficou em segundo lugar com 5,88% (9.430 votos) na disputa pela prefeitura. A votação não faz sobra a vitória do Furlan, mas pode significar o surgimento de uma nova liderança na cidade.

Quatro mulheres – O eleitor de Barueri também elegeu quatro mulheres para a Câmara Municipal, as tucanas Cris Maternal e Mary Rodrigues, ambas do PSDB; a trabalhista Dra Claudia (PDT) e a democrata Tania (DEM). A última mulher a ocupar uma cadeira na Casa de Leis foi a Maria Evangelista (DEM), na legislatura 2013/2016.

Reeleitas – Em Itapevi (SP), as três vereadoras, Tininha (PSD), Mariza (Podemos) e Profª Camila Godói (PSB), foram reeleitas, mantendo assim a Casa Legislativa com três mulheres no plenário, e ocupando desde as eleições de 2012, 17% das cadeiras no legislativo municipal.

Sem mulheres I – A Câmara Municipal de Cotia (SP) iniciará mais uma legislatura sem representante mulheres para ocupar uma das 13 cadeiras da Casa de Leis. A última vez que a câmara teve mulheres eleitas foi na década de oitenta, Gilda Pompeia (então no PMDB) e Sonya Gaioto (PT). Mas não foi por falta de postulantes, pois até um grupo de mulheres da cidade somaram forças para tentar uma cadeira, o Coletivo Ativistas do Psol, encabeçado pela jornalista Carolina Rubinato, que conseguiram a marca de 909 votos. A cidade, infelizmente, caminha para 36 anos sem eleger mulheres para o legislativo.

Sem mulheres I – Após quatro legislaturas com ao menos uma mulher no cargo de vereadora, o eleitor carapicuibano não elegeu nenhuma mulher para a legislatura 2021/2024. Após a apuração, a mulher mais votada na cidade foi a vereadora Professora Cida Carlo (PT), com 964 votos, que acabou na segunda suplência do PT.

Sem reeleição – Parece que o eleitor de Jandira fez uma versão local da prática gaúcha de não reeleger governadores. A vítima da vez foi Paulo Barufi (PTB), que viu a sua base eleitoral encolher 7.707 votos, em relação a 2016, deixando em segundo lugar na disputa com o Dr. Sato (PSDB). Agora Barufi entra para a estatística de prefeitos não reeleitos, que já tem Braz Paschoalin (PSDB) e Drª Anabel (PSDB). Desde a instituição da reeleição, em 1997, o único a conseguir a reeleição em Jandira foi Paulinho Bururu (PT) em 2004.

Sem Gê – Os Jandirenses também não elegeram o ex-prefeito de Jandira (SP), Gê, para a câmara municipal no dia 15 de novembro. Disputado uma vaga pelo Republicanos, ele recebeu apenas 308 votos, ficando como segundo suplente do partido.

Foto: Disponível no Google.

 

 

0 Reviews

Relacionados